Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Saeb: começa aplicação das provas para 7 milhões de estudantes da educação básica

Todas as notícias Categorias

21/10/2019Undime

Saeb: começa aplicação das provas para 7 milhões de estudantes da educação básica

A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 tem início nesta segunda-feira, 21 de outubro, em todo o país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, já está em contato com todas as escolas participantes desta edição, a maior da história do Saeb. Neste ano, 73 mil escolas participam da aplicação, em um total de 7 milhões de estudantes, distribuídos em 244 mil turmas.

BNCC – O Inep implementou algumas inovações nesta edição do Saeb: uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas fará os testes de ciências da natureza e ciências humanas com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. A BNCC também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, que também participarão do Saeb pela primeira vez.

Matriz de referência – As avaliações de língua portuguesa e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas. Para preservar a comparabilidade e a série histórica do Saeb, o conteúdo será baseado na matriz de referência vigente.

Educação infantil – Outra novidade em 2019 é a avaliação da educação infantil, que será realizada em caráter de estudo-piloto para uma amostra de creches e pré-escolas públicas. Os diretores receberam questionários eletrônicos, via e-mail, para responder às questões sobre as condições de funcionamento da escola. Os gestores serão parceiros no esforço de detalhar o estudo, organizado para que pelo menos um docente (ou assistente) de cada turma de educação infantil responda a um questionário específico.

Questionários – Faz parte da avaliação do Saeb a aplicação de questionários contextuais para gestores e secretários de educação municipais e estaduais de educação. Nesta edição, o Inep desenvolveu o formulário em modelo digital, que teve o link enviado por e-mail para 94 mil destinatários, incluindo os 3 mil diretores da educação infantil. Estudantes e docentes também respondem aos questionários socioeconômicos, no formato de papel, no mesmo período das provas, que serão aplicadas até 1º de novembro.

Saeb – O Saeb permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis estatais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional. As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep

https://bit.ly/33QqUjb 


Parceria institucional