Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > FNDE e Ministério da Saúde promovem encontro virtual para fortalecer a prevenção da obesidade infantil

Todas as notícias Categorias

21/11/2022Undime

FNDE e Ministério da Saúde promovem encontro virtual para fortalecer a prevenção da obesidade infantil

Intuito do evento é apresentar aos gestores escolares formas de utilizar os recursos do PDDE para reforçar as ações do Proteja

 

O Ministério da Saúde (MS) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoverão um encontro virtual, na próxima terça-feira, dia 22, para reforçar as ações intersetoriais de combate à obesidade infantil no ambiente escolar. O objetivo principal do evento é mostrar aos gestores escolares como podem usar os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para otimizar as ações da Estratégia Nacional para a Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja).

Os interessados em participar do webinar, marcado para começar às 15h do dia 22 de novembro, devem fazer a inscrição neste link: https://forms.gle/2ZXrohXC1n6VvQaaA. Durante o evento, serão abordadas as informações contidas em boletim informativo produzido pelo FNDE em parceria com o MS. Publicado no mês passado no portal do FNDE, o documento apresenta aos gestores das Unidades Executoras (UEx) do PDDE as formas de utilizar os recursos do programa, de custeio e capital, em ações do Proteja. Para isso, é preciso inserir essas atividades nos planos pedagógicos de cada escola.

Entre as ações que podem ser fortalecidas, com vistas à prevenção da obesidade nas unidades de ensino com uso de recursos do PDDE, estão: incentivar hábitos alimentares saudáveis, por meio de projetos pedagógicos, tais como oficinas educativas sobre o tema, e de implantação de hortas nas escolas; manter a infraestrutura para a prática de atividades físicas, com a realização de pequenos reparos, adequações no espaço esportivo e compra de utensílios esportivos; e comprar bebedouros ou fazer a manutenção desses equipamentos, para garantir a oferta gratuita de água potável nas escolas públicas.

Instituída no primeiro semestre deste ano, a parceria entre a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde, e a Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Melhoria da Escola (CGDME), do FNDE, identificou possibilidades e oportunidades para ampliar as ações de prevenção da obesidade nas escolas por meio de uma ação integrada entre saúde e educação, ajudando técnicos e gestores escolares com a melhor estratégia de execução dos recursos ofertados pelo PDDE.

Um levantamento feito no âmbito dessa parceria demonstra o forte potencial existente nesta união entre Proteja e PDDE. O diagnóstico aponta que, dos 1.320 municípios que aderiram ao Proteja, 1.316 possuem escolas beneficiadas pelo PDDE em 2021. E ainda atestou que, das 17.323 escolas presentes nos municípios do Proteja, 15.012 receberam recursos do PDDE no ano passado – 86,7% do total.

Para saber mais sobre o Proteja, basta acessar o portal do Ministério da Saúde.

 

Fonte: FNDE

https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias-1/fnde-e-ministerio-da-saude-promovem-encontro-virtual-para-fortalecer-a-prevencao-da-obesidade-infantil 


Parceria institucional