Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa da 3ª reunião ordinária do Consed, em Goiânia

Todas as notícias Categorias

23/09/2019Undime

Undime participa da 3ª reunião ordinária do Consed, em Goiânia

Encontro aconteceu durante a quarta-feira, 18 de setembro

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realizou a 3ª reunião ordinária da instituição, na última quarta-feira (18), em Goiânia (GO). Entre os assuntos da pauta, estavam o andamento de programas realizados em parceria com o Ministério da Educação, como a implementação da Base Nacional Comum Curricular e a construção dos currículos do Novo Ensino Médio. Além disso, foi retomada a discussão sobre a reestruturação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Na ocasião, o vice-presidente da Undime, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO), representou a instituição. O encontro reuniu secretários estaduais de Educação de todo o país e contou, na abertura, com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Participaram da reunião, também, representantes do MEC, o jornalista Antônio Gois, o cientista social Carlos Melo e Ricardo Paes de Barros e Mozart Neves, pelo Instituto Ayrton Senna.

Na abertura, o prof. Marcelo destacou a importância do encontro no sentido de garantir a sinergia, aproximar os ideais dos secretários e pensar, de forma convergente, na construção de uma Educação de qualidade. Ao lado da professora Fátima Gavioli, que é a secretária de Educação de Goiás, o vice-presidente expôs ações da gestão educacional no estado, especialmente a construção dos documentos curriculares dentro do regime de colaboração. Ele destacou, ainda, que não existem alunos do município ou estado, mas do território. "Buscamos a construção de um currículo único, permitindo estatísticas e acompanhamento destinados ao desenvolvimento igualitário de Goiás", disse.

Ao longo do ano, o Consed promove quatro reuniões ordinárias, em diferentes regiões do país. A presidente da instituição e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecília Motta salientou a importância desses encontros que, de acordo com ela, são momentos que propiciam aos secretários estaduais de Educação discutirem a essência das políticas públicas de Estado de forma a induzir as políticas públicas do MEC.

Para ela, o maior desafio deste ano e dos próximos é a adequação dos currículos do novo Ensino Médio, que passou a ser por área de conhecimento. “Considero ser a maneira correta, mas é uma novidade e nós vamos ter que aprender a fazer isso. Esse novo modelo permitirá ao aluno terminar esse nível de ensino já profissionalizado; isso é maravilhoso para o Brasil, mas desafiador para nós, professores”.

Fonte: Undime/ Fotos: Mônica Salvador, Seduc/GO e Undime GO


Parceria institucional