Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Para celebrar o Dia da Educação, Videocamp libera acesso ao 3º episódio da série “Corações e mentes, escolas que transformam” para ser assistido online

Todas as notícias Categorias

24/04/2019Undime

Para celebrar o Dia da Educação, Videocamp libera acesso ao 3º episódio da série “Corações e mentes, escolas que transformam” para ser assistido online

Episódio mostra como escolas brasileiras criam soluções individuais e coletivas para desafios enfrentados dentro e fora da sala de aula

Na semana que se comemora o Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, a plataforma Videocamp libera, entre os dias 22 e 28 deste mês, o episódio “A invenção nossa de cada dia”, o 3º da série “Corações e mentes, escolas que transformam”, do diretor Cacau Rhoden (de “Nunca Me Sonharam”). Durante essa semana, bastará se inscrever na plataforma para assistir, gratuitamente, ao episódio que destaca a criatividade como uma competência que pode ser aprendida e cultivada nas escolas. O capítulo também valoriza a criatividade como meio para reinventar os espaços escolares. Pela primeira vez, o play aberto estará disponível com opções de legenda em inglês, espanhol e closed caption.

“Esse terceiro episódio traz à tona a capacidade dos estudantes de se expressarem por meio de diferentes linguagens e de criarem soluções para os problemas identificados nos mais diversos cenários e realidades. Para tanto, é preciso que se valorize a autoria e a autonomia de crianças e jovens”, ressalta Raquel Franzim, cocoordenadora do programa Escolas Transformadoras (correalizado no Brasil pela Ashoka e Instituto Alana) e coordenadora da área de educação do Instituto Alana.

“Acreditamos que essa série pode inspirar a todos e todas, e que este é um momento especialmente oportuno para falarmos sobre educação", diz Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

Lançada no segundo semestre de 2018, “Corações e mentes” percorre o Brasil para mostrar ações realizadas por oito escolas que repensaram seus processos de ensino e aprendizagem, abrindo espaço para novas formas de educar. Além da criatividade, os outros episódios abordam a importância da empatia, do trabalho em equipe e do protagonismo nas práticas de escolas públicas, comunitárias e particulares do Amazonas, Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco e São Paulo.

Os quatro episódios de “Corações e mentes, escolas que transformam” estão disponíveis para exibições públicas e gratuitas, via Videocamp, neste link, e todos contam com recursos de acessibilidade em português (audiodescrição, closed caption e libras) e opções de legenda em inglês e espanhol. Produzida pela Maria Farinha Filmes, a série é uma iniciativa do Instituto Alana, Ashoka e Itaú Social, com apoio da Gávea Investimento e Mercur.

Sobre o Videocamp

O Videocamp é uma plataforma online e gratuita que possibilita que produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas. Por meio de exibições públicas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o Videocamp democratiza o acesso à cultura e à informação. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Fonte: Instituto Alana


Parceria institucional