Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Inscrições abertas para curso gratuito de formação continuada de professores para a Educação Especial

Todas as notícias Categorias

24/06/2019Undime

Inscrições abertas para curso gratuito de formação continuada de professores para a Educação Especial

O curso é voltado para professores de educação física e está com inscrições abertas

A necessidade de iniciativas que promovam a diversidade é uma realidade cada vez mais frequente e desejada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Nesse sentido, para que se tenha uma sociedade mais inclusiva, é importante que se ensinem lições de respeito e empatia aos jovens ainda no ambiente escolar.

Pensando nisso, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Impulsiona Educação Esportiva do Instituto Península, parceiro do Ministério da Educação nessa ação, lançaram o curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte com o objetivo de capacitar professoras e professores de Educação Física para discutirem e ensinarem esportes para pessoas com deficiência.

O curso tem carga horária de 40 horas, divididas em quatro módulos e oferece informações sobre a história dos esportes Paralímpicos; as principais regras de cada modalidade; e entrevistas com atletas brasileiros. No final, os educadores recebem sugestões de atividades práticas para incorporarem as suas aulas.

O maior objetivo do curso é construir um ambiente escolar mais acolhedor para que as pessoas com deficiência sejam vistas como parte importante dele. "Ao caminharem pela quadra e praticarem chute ao gol, vendados, por exemplo, os estudantes se colocam na posição das pessoas cegas. E podem questionar como cada um deles está colaborando para a construção de um ambiente escolar mais receptivo à diversidade", é o que diz a descrição da página na intrenet.

O curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte está disponível na plataforma de ensino à distância do Ministério da Educação, o AvaMEC. Um ambiente que além de online é gratuito, o que permite que o professor acesse o conteúdo a qualquer hora, pelo computador, celular ou tablet. Os educadores que cumprirem todas as etapas do curso em até 60 dias recebem um certificado assinado pelo Impulsiona, CPB e Ministério da Educação.

Para saber mais e realizar a inscrição, professoras e professores interessados devem acessar o seguinte link: https://impulsiona.org.br/esporte-paralimpico.

Fonte: Undime/Foto: Impulsiona


Parceria institucional