Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Semana de Ação Mundial: manual já está disponível para download gratuito

Todas as notícias Categorias

26/04/2019Undime

Semana de Ação Mundial: manual já está disponível para download gratuito

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação que coordena, há 16 anos, a Semana de Ação Mundial (SAM) divulgou essa semana o manual da SAM 2019. O documento é norteador para as atividades que serão realizadas.

A novidade é que, este ano, o manual está disponível para download em versões acessíveis, com interpretação de Libras e QR Code para facilitar a leitura por meio de aplicativos para pessoas cegas ou portadoras de baixa visão. Esses materiais foram produzidos em virtude de uma parceria com entidades como Escola de Gente e Mais Diferenças, membros do Comitê Técnico da SAM.

Com o apoio das informações contidas no manual, é possível desenvolver as próprias atividades, rodas de conversa, seminários, atos públicos, mesas, debates, palestras, vídeos, fotos e qualquer outra ação para debater e levar a informação para muitas pessoas sobre as metas do Plano Nacional de Educação, vigente de 2014 a 2024.

Sobre a SAM 2019

Como este ano a realização a SAM precede o 5º aniversário do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, a proposta é discutir e fazer um monitoramento da implementação do PNE. Por isso, a mobilização da SAM traz um balanço do que foi feito e do que não foi feito desde 2014 – quando o Plano foi pactuado, pensando nos passos para a educação no Brasil até 2024 – de forma a exigir o cumprimento dos compromissos firmados pelo Estado brasileiro. O PNE já está na metade de seu decurso e nenhuma meta ainda foi integralmente cumprida.

Diante desse contexto, para a Semana de Ação Mundial 2019, o mote será “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE”, considerando que a garantia plena do direito à educação é condição para atingir, de fato, a Justiça Social no país.

Inscrições

Em todo o Brasil, já são quase de 900 atividades inscritas para debater a educação pública, gratuita e de qualidade no país durante a Semana. As inscrições são limitadas! Por isso, para receber os materiais físicos da SAM e realizar atividades, os interessados podem se inscrever até o dia 1º de maio pelo site http://semanadeacaomundial.org/. Para isso, basta acessar o site e preencher o formulário com a previsão de atividade, lembrando de colocar o endereço correto.

Os inscritos vão receber também cartelas físicas com detalhes da situação de cada uma das 20 metas. Mas é importante realizar a inscrição o quanto antes, pois os materiais são limitados!

Mais informações: sam@campanhaeducacao.org.br

Fonte: Undime com informações da Cmpanha Nacional pelo Direito à Educação


Parceria institucional