Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Em São Paulo, Undime, Consed e MEC promovem encontro do ProBNCC

Todas as notícias Categorias

26/08/2019Undime

Em São Paulo, Undime, Consed e MEC promovem encontro do ProBNCC

A formação foi dividida em dois grupos: um que se reuniu em Brasília, na semana passada, e essa agora, em São Paulo

A Undime participa nestas segunda (26) e terça-feira (27) do Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), em Itupeva (SP), município localizado a aproximadamente 70 km da capital paulista. O evento reúne também representantes Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de, nos dois dias de capacitação, qualificar os cerca de 300 participantes do ProBNCC, principalmente os redatores formadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para atuarem nas formações continuadas dos profissionais da educação para os novos currículos.

Na abertura, a Undime foi representada pelo vice-presidente, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO). Também compuseram a mesa o secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, representando o Consed; Wisley Pereira, diretor de Políticas e Regulação da Educação Básica do MEC; e Danilo Leite Dalmon, coordenador-geral de Inovação e Interação com o Trabalho do MEC.

Esse é o primeiro evento em que o professor Marcelo participa como vice-presidente da Undime, desde que a nova diretoria executiva nacional foi eleita, no dia 15 de agosto. Na ocasião, o dirigente da Undime ressaltou a importância da caminhada até o momento e a importância da BNCC como indutora de novas políticas públicas mais eficazes e capilarizadas. "Todo esse processo de discussão, elaboração e implementação da Base resistiu às mudanças de governo. É necessário lembrar que, nesse momento, experimentamos um novo fortalecimento do ProBNCC, que ressalta que essa é uma política de estado e não de governo", enfatizou ele.

Ao parabenizar todos os presentes - redatores, coordenadores estaduais e de etapa e analistas - o vice-presidente da Undime aproveitou, ainda, para reforçar que em virtude desse trabalho realizado no âmbito da BNCC, o regime de colaboração tem se fortalecido cada vez mais. "O regime de colaboração tem ganhado força exatamente por conta da união dessas equipes que estão aqui hoje. É notável o fortalecimento dos territórios educacionais nesse processo", disse Marcelo ao emendar que os educandos não são do município, do estado ou da federação, "eles são nossos, são de responsabilidade do Estado e temos que trabalhar juntos para o fortalecimento e para a melhoria da qualidade da educação no Brasil", finalizou.

A formação foi dividida em dois grupos: na semana passada, em Brasília (DF), nos dias 22 e 23, participaram representantes dos seguintes estados: AC, AM, AP, BA, DF, ES, PA, PB, PR, PI, RN, RO, RR e TO. Essa semana, em São Paulo, estão reunidos os formadores de AL, CE, GO, MA, MG, MS, MT, PE, RJ, RS, SC, SE e SP.

Fonte: Undime


Parceria institucional