Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Prêmios de Alfabetização da Unesco de 2019 estão abertos para inscrições e indicações

Todas as notícias Categorias

27/05/2019Undime

Prêmios de Alfabetização da Unesco de 2019 estão abertos para inscrições e indicações

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) abriu para inscrições e indicações os seus Prêmios Internacionais de Alfabetização que, neste ano, irão reconhecer programas e indivíduos que promovam de maneira excepcional a alfabetização ao redor do mundo sob o tema Alfabetização e Multilinguismo.

Desde 1967, os Prêmios Internacionais da Unesco de Alfabetização reconhecem iniciativas de excelência e inovação no campo da alfabetização. Mais de 490 projetos e programas realizados por governos, organizações não-governamentais e indivíduos ao redor do mundo já foram premiados e apoiados em seus excelentes trabalhos.

O multilinguismo é um bem tanto para a alfabetização quanto para o desenvolvimento educacional em geral e, em particular, para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) e a sua meta 4.6 que trata da qualidade inclusiva e da expansão do acesso à educação. A educação multilíngue facilita o acesso à educação enquanto promove equidade para as minorias que falam línguas não-oficiais e indígenas, especialmente meninas e mulheres.

Por meio desses prestigiados prêmios, a Unesco apoia a eficiência de práticas de alfabetização e encoraja a promoção de sociedades alfabetizadas para diminuir a lacuna de aproximadamente 750 milhões de analfabetos.

A Unesco possui dois diferentes prêmios de alfabetização:

O Prêmio Unesco-Rei Sejong de Alfabetização (dois premiados) foi estabelecido em 1989 e é apoiado pelo Governo da República da Coréia. Ele considera especialmente programas que focam no desenvolvimento e na utilização da língua materna na alfabetização durante a educação e treinamentos.

O Prêmio Unesco-Confúcio para a Alfabetização (três premiados) foi criado em 2005 e é apoiado pelo Governo da República dos Povos da China. Esse prêmio reconhece programas que promovem a alfabetização de adultos, especialmente em áreas rurais e jovens que estão fora das escolas, especialmente meninas e mulheres.

Cada um dos vencedores dos prêmios recebem uma medalha, um diploma e 20 mil dólares.

Quem pode se candidatar e quem pode indicar?

Governos, organizações não-governamentais e indivíduos são convidados a participar. Todos os formulários de inscrição devem ser submetidos às entidades de indicação. Nesse caso, as indicações poderão ser apresentadas à Assessoria Internacional do Ministério da Educação, até o dia 15 de junho, pelo email ai@mec.gov.br.

Os formulários de inscrição devem ser submetidos por meio de uma plataforma online. Informações detalhadas sobre o processo de candidatura e indicação podem ser encontradas no site dos Prêmios Internacionais de Alfabetização da Unesco.

Todos os programas e projetos devem obedecer os critérios de seleção (link em inglês) para serem considerados.

Governos dos Estados-membros da Unesco e Organizações Não-Governamentais em parceria oficial com a Unesco são encorajados a levar em consideração indivíduos, instituições e organizações que tenham feito contribuições excelentes para a promoção da alfabetização e que tenham requisitado a indicação.

O prazo para encaminhar as candidaturas para as entidades de indicação vai até 16/06/2019, a meia noite do horário de Paris (19h do dia 15/06/2019, no horário de Brasília). O prazo para que as entidades de indicação submetam as suas indicações para a Unesco vai até 23/06/2019, a meia noite do horário de Paris (19h do dia 22/06/2019, no horário de Brasília).

As indicações serão avaliadas um júri internacional independente, composto por cinco especialistas nos critérios de seleção (link em inglês). Com base nas recomendações do júri, a Diretora-Geral da Unesco, Audrey Azoulay, irá selecionar os finalistas para a cerimônia de premiação que acontecerá por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização (08/09/2019).

Veja outras informações no site dos Prêmios
Contato: literacyprizes(at)unesco.org 

Fonte: Unesco/ Foto: UnescoEBJA

https://bit.ly/30DTinP 


Parceria institucional