Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de discussão sobre o documento preliminar da Base Nacional Comum da Formação de Professores

Todas as notícias Categorias

27/08/2019Undime

Undime participa de discussão sobre o documento preliminar da Base Nacional Comum da Formação de Professores

 

Oficina para apresentação do documento acontece nesta terça-feira (27), no MEC

A Undime participa, nesta terça-feira (27), da oficina de alinhamento do documento preliminar da Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNCFP). A reunião acontece na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, por inciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB).

Undime e Consed foram convidados para debater o documento, ainda na versão preliminar, e apresentar as contribuições à proposta. Pela Undime participam o presidente Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP); e Alessio Costa Lima, presidente da Undime Região Nordeste e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE). Pelo Consed, a secretária de Estado de Roraima, Leila Perussolo, representa a instituição.

Além da BNCFP, a Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as "Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada" também está sendo discutida pelo Conselho Nacional de Educação. A intenção é de que, em virtude da importância do documento para o planejamento, a elaboração e a implementação das políticas públicas de formação de professores, a revisão dessa Resolução esteja alinhada com a proposta de Base Nacional Comum da Formação de Professores.

Segundo o presidente da Undime, a ideia é apresentar os documentos ao Colegiado Ampliado da instituição e, a partir da daí, formalizar as contribuições da Undime para enviar à SEB e ao CNE. Uma reunião do grupo está prevista para ocorrer nos dias 4, 5 e 6 de setembro, em Brasília. 

A proposta da Base Nacional Comum da Formação de Professores foi elaborada por um grupo de especialistas, com base em estudos e evidências de outros países e a partir do olhar sobre a realidade da formação de professores no Brasil. O documento, ainda numa versão chamada "versão zero", foi entregue pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2018, mas retornou ao MEC em fevereiro de 2019, por solicitação do órgão.

A intenção é aprovar os dois documentos – a revisão da Resolução que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e a Base Nacional Comum da Formação de Professores – até o fim do ano.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime e Consed


Parceria institucional