27/12/2018 Undime RN

Todas as notícias Categorias

Estudantes de 12 cidades vencem concurso promovido pela Undime-RN

De Junho a setembro mais de 270 mil estudantes e mais de seis mil professores (as) junto à comunidade escolar de 109 cidades potiguares participaram do primeiro Concurso de Desenho e Escrita, promovido pela Undime do Rio Grande do Norte e seus parceiros. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 17 de dezembro, no auditório da Escola de Governo, em Natal e contou com a presença dos vencedores e autoridades.

Para Verônica Bezerra, oficial da Educação do Unicef, a promoção do assunto é de grande importância, isso porque atualmente mais de 2 milhões brasileiros estão fora da escola e 7 milhões estudantes estão atrasados, quando o assunto é idade/série. “Fazer a promoção pela discussão pelos direitos juntos aos estudantes que estão na escola é muito importante, inclusive mostrar pra eles quem está fora da sala de aula. A Undime do Rio Grande do Norte sai na frente em promover essa discussão em um ano em que marca os 70 anos do documento universal dos direitos humanos”, disse.

Ao todo 1.653 escolas públicas municipais e estaduais do 1º ao 9º ano, além da Educação Jovens e Adultos (EJA) participaram do concurso, com o objetivo de discutir a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que esse ano completou seus 70 anos. Em torno do tema, “Educação e Direitos Humanos: Compromisso de todos (as)!”, sendo produzidos trabalhos em quatro categorias: desenho, conto, artigo de opinião e poema.  

Para o presidente da seccional da Undime no estado, Alexandre Soares, a mobilização de todos mostra o quanto é necessário discutir o assunto. Os professores juntos as Secretarias Municipais de Educação desenvolveram ao longo de meses um trabalho que resultou em produções de trabalhos que enriquece o desenvolvimento sociopolítico da comunidade escolar. “Estamos muito felizes não apenas com a premiação, mas de todo o envolvimento das escolas, em convidar toda a sociedade pra falar sobre o assunto. Ganha com esse concurso a educação potiguar”, enfatiza.

Ao todo foram premiados 24 estudantes e seus professores com tabletes, livros, medalhas e certificados de reconhecimento das cidades de Doutor Severiano, Serrra Caiada, Viçosa, Alto do Rodrigues, Mossoró, Assú, Jucurutu, José da Penha, Macau, Serra do Mel, Marcelino Vieira e Montanhas.

A secretária Estadual de Educação, Cláudia Santo Rosa, parabenizou a iniciativa e reiterou as parcerias realizadas junto a instituição ao longo dos últimos anos. “Concretizamos parcerias importantes onde o único objetivo foi os estudantes do Rio Grande do Norte. E o concurso hoje consagra neste ano o empenho da Undime com a educação do nosso estado”, afirmou a professora.

O concurso contou com o apoio de instituições públicas, privadas e ONGs, como: Agili Software; Café Santa Clara; FTD Educação; Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF-BRASIL) Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS); Seja Digital; Secretaria Estadual de Educação; União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-RN); Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão/Assú; além do apoio cultura da TV Universitária; FM Universitária; UERN TV; Tribuna do Norte e TV Assembleia. 

POSSE

Durante a cerimônia de premiação tomou posse o novo presidente da Undime-RN, o dirigente municipal de Monte Alegre, Alexandre Soares. Em seu discurso o presidente falou da continuidade das ações em busca de descentralizar as ações da instituição também no interior do estado.

Alexandre é empresário, formado e mestre em direito, atuou já como Secretário Municipal de Tecnologia da Informação da cidade de Monte Alegre/RN, onde desde 2014 é Dirigente Municipal de Educação da cidade. Em 2017 foi eleito vice-presidente da Undime-RN, onde hoje ocupa o cargo de presidente até fevereiro de 2019.  

 

NOVO ESCRITÓRIO

Durante a posse a ex-presidente da Undime-RN, a professora Jeane Dantas, fez a entrega do novo escritório da instituição. Aquisição de acordo com a professora cumpre um dos objetivos da gestão. Jeane avaliou como um passo importante na história da Undime. “Hoje a Undime e seus dirigentes ganham esse presente, um novo escritório, fruto do esforço coletivo. Desejo ao companheiro Alexandre um bom trabalho, junto comigo na vice-presidência demonstrou total capacidade e agora assume essa instituição, que com afinco continuará aproximando cada vez mais de nossos dirigentes”, disse a professora agradecendo o apoio de todos enquanto esteve a frente da pasta.

 

Confira os nomes dos vencedores e suas respectivas cidades:
Conheça os vencedores(as), clique aqui.
Conheça as produções, clique aqui

SAIU NA IMPRENSA: 

TV universitária (TV Brasil):(AQUI)
TV Assembleia RN: (AQUI)
Inter TV Cabugi (TV Globo): (AQUI)
Fotos da cerimônia de premiação: (AQUI)

 

 

Todas as notícias Todas as categorias