Você está aqui: Página Inicial > Notícia > FNDE e Fundaj oficializam cooperação para desenvolvimento da educação no Nordeste

Todas as notícias Categorias

29/08/2019Undime

FNDE e Fundaj oficializam cooperação para desenvolvimento da educação no Nordeste

Protocolo de intenções assinado entre as duas instituições prevê regionalização do atendimento do FNDE

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, e o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, consolidaram, na tarde desta quarta-feira (28), uma importante iniciativa para o aprimoramento das ações de educação no Nordeste. Trata-se de uma ação de regionalização do atendimento do FNDE que, entre outros resultados, vai otimizar os custos dos municípios e facilitar o relacionamento com os gestores locais.

De acordo com Decotelli, a medida, com previsão de implantação efetiva em outubro, vai possibilitar a presença permanente do FNDE junto aos profissionais do ensino público do Nordeste. “A proposta é ir até os gestores finais da educação e auxiliar na resolução de pendências, na solução de problemas”, disse o presidente, destacando a importância da integração com a Fundaj, que também é vinculada ao Ministério da Educação. “Essa é uma parceria natural e fundamental que já deveria estar funcionando”, ressaltou.

O protocolo de intenções assinado nesta quarta-feira prevê a delegação de competências para atendimento institucional do FNDE nas instalações da Fundaj, em Recife. Desta forma, questões que antes demandavam esforço dos municípios nordestinos para ida a Brasília poderão ser resolvidas com mais rapidez e menos gastos.

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, explicou como funcionará a parceria, na prática. “Além de ceder o espaço, nós vamos dar todo um aparato tecnológico e vamos auxiliar o FNDE no que ele precisar, sendo um braço operacional da Autarquia, não só nos atendimentos, mas ainda oferecendo cursos de formação para gestores, fazendo também pesquisa com o objetivo de auxiliar na correta aplicação dos recursos. Então vamos trabalhar nessas duas linhas também: formação técnica e pesquisa”, afirmou.

A capacitação dos profissionais que atuarão em Recife está prevista para ocorrer no mês de setembro, para que os atendimentos e cursos de formação sejam implantados a partir de outubro de 2019.

Também participaram da reunião desta quarta-feira o Diretor Financeiro, Gilvan Batista; o Diretor de Administração, Luís Bragança; o Assessor Especial da Presidência do FNDE, Alexandre Buzogany; e as assessoras técnicas, Orvalina Ornelas e Hilda Pereira.

 

Fonte/ Fotos: FNDE

https://bit.ly/2Po2Dyz 


Parceria institucional