30/01/2019 Undime RN

Todas as notícias Categorias

Undime participa de lançamento de edital para alfabetização em 29 cidades

A seccional Undime/RN participou na manhã desta quarta-feira, 30, no auditório da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, do lançamento do edital para contratação dos alfabetizadores e técnicos agrários que atuarão no Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional para população do campo, idealizados pela Secretaria de Estado, via Governo Cidadão e que conta com investimentos do acordo de empréstimo do Banco Mundial.  

O secretário da Educação, Getúlio Marques Ferreira, destacou a importância da consolidação de uma política que atenda as comunidades quilombolas, indígenas, assentamentos e do campo como um todo, de forma a garantir a educação básica de maneira a proporcionar uma melhor qualidade de vida. 

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017 o estado potiguar tem mais de 400 mil analfabetos, o que corresponde a 14,7% da população no território estadual.

Para Euba Reis, secretária executiva da Undime, o edital para alfabetização é uma iniciativa para o combate ao analfabetismo, construindo uma rede de forma a erradicar esse problema de décadas. 

O edital lançado poderá ser visto no site www.funcern.br. Serão oferecidas 100 vagas para alfabetizadores e 100 para técnicos agrários, formando 100 turmas que atenderão 2.500 pessoas em 29 municípios, são eles: Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ganguaretama, Lagoa Salgada, Nísia Floresta, Vera Cruz, Ilmo Marinho, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, São José do Campestre, João Câmara, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Pedra Grande, Pureza, Caiçara do Norte, Ceará Mirim, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, Coronel João Pessoa, Venha Ver, Carnaubais, Mossoró, Apodi e Campo Grande.

Confira o edital, aqui.

Todas as notícias Todas as categorias