Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Municípios amazonenses participam do I Encontro Busca Ativa Escolar promovido pela Undime/AM

Todas as notícias Categorias

22/06/2022Undime

Municípios amazonenses participam do I Encontro Busca Ativa Escolar promovido pela Undime/AM

Com foco em intensificar a campanha “Fora da Escola Não Pode!” e mobilizar os municípios para alavancar as ações da estratégia Busca Ativa Escolar no Amazonas, coordenadores operacionais e articuladores da estratégia dos municípios do Selo UNICEF, edição 2021-2024, participaram nesta terça-feira (21), do I Encontro Busca Ativa Escolar, realizado Undime Amazonas, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF no Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. O evento aconteceu no Auditório da Escola de Educação Profissional Padre Estélio Dalison (Cetam), em Manaus.

“A Undime Amazonas possui compromisso com a educação no estado do Amazonas e tendo em vista o período pandêmico, muitos de nossos estudantes não retornaram às escolas. Com isso, é fundamental juntarmos forças com diferentes instituições para que possamos resguardar os direitos de aprendizagem de cada criança nos locais mais isolados em nossa região. O encontro visa orientar tanto institucionalmente, quanto ao uso adequado da plataforma, com a inserção dos alertas, para que os casos sejam efetivamente monitorados e que ao fim seja feita a matrícula desse aluno na escola. Além disso, acompanhar cada um desses casos, para garantir a permanência do aluno na escola, neste retorno, é fundamental para a melhoria da educação refletindo na elevação dos índices de desempenhos das escolas. A Undime Amazonas busca sempre fortalecer a intersetorialidade, buscando educação de qualidade para todos”, declarou o presidente da Undime/AM e Dirigente Municipal de Educação de Maués/AM, João Libanio Cavalcante.

“A pandemia, com o fechamento das escolas por cerca de dois anos, intensificou um problema que já era grave no Brasil e na Amazônia, os desafiadores indicadores de crianças e adolescentes em idade escolar que não estão nas escolas. Essas crianças estão geralmente invisibilizadas pela sociedade e em condição de vulnerabilidade social. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que ajuda o poder público e a sociedade a encontrarem e humanizarem essas crianças que hoje são apenas números frios em estatísticas, as devolvendo, assim, seus nomes, suas histórias e particularidades, reunindo assim condições para uma gestão de caso eficaz e a devolução dessas crianças para o lugar que elas têm acolhimento, aprendizagem, alimentação e proteção: as escolas”, destacou Matheus Malta Rangel, oficial de Educação do UNICEF no Território Amazônico.

A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirmou que o encontro é um momento de compartilhamento, mas principalmente para dar suporte aos municípios. “A Visão Mundial entende a importância de trabalhar com os parceiros e por isso estamos de mãos dadas com a Undime e o UNICEF para a realização desse encontro. Enquanto parceiro implementador do Selo UNICEF, na edição 2021-2024, vamos estar com nosso mobilizador de educação à disposição dos municípios para mostrar na prática como é o acesso à plataforma da Busca Ativa Escolar, para que todos os coordenadores operacionais e articuladores da estratégia possam aprender juntos e garantir que cada vez mais crianças e adolescentes tenham acesso à escola”, garantiu Lucinete.

Educação fortalecida

De acordo com a organização do evento, além de contar com a participação dos 55 municípios do Amazonas inscritos no Selo UNICEF, a Undime convidou também os demais municípios do estado para participarem do Encontro, a fim de que conheçam melhor a estratégia e possam desenvolver ações e parcerias com outras instituições para mobilizar os municípios e alavancar as ações da estratégia Busca Ativa Escolar no Amazonas.

Para Marlene Farias, coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar no município de Borba, o evento é uma oportunidade para troca de experiências e fortalecimento das ações. “Esse encontro irá nos proporcionar um espaço para além de podermos compartilhar nossas experiências, conhecer mais estratégias para trabalhar no nosso município e ficarmos mais fortalecidos para garantir o acesso à educação de crianças e adolescentes. Eu amo trabalhar na Busca Ativa Escolar. Foi uma maneira que eu descobri de saber sobre a realidade do aluno, se tem dificuldade financeira, de transporte, se é gravidez na adolescência, onde busco conhecer a realidade da criança, adolescente, família, e buscar meios de como posso ajudar para garantir a educação de cada criança e adolescente. Esse trabalho é maravilhoso”, compartilhou Marlene.

A programação do Encontro contemplou palestras sobre a estratégia, monitoramento das ações da Busca Ativa Escolar no Amazonas, bem como oficina para registro de casos na plataforma, verificação das metas dos municípios, adesão e demonstração dos municípios inativos.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo UNICEF e pela a Undime, em parceria com o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governantes na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou risco de evasão.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção e o Sistema de Garantia de Direitos da infância e adolescência. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula sua permanência na escola.

Fonte: Selo Unicef com adaptações/ Foto: reprodução site Selo Unicef

https://www.selounicef.org.br/noticias/municipios-amazonenses-participam-do-i-encontro-busca-ativa-escolar 


Parceria institucional