Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime/RN lança carta aberta em defesa do Fundeb permanente e alerta sobre caos na educação sem novo fundo

Todas as notícias Categorias

01/07/2020 Undime RN

Nas próximas semanas, a Câmara dos Deputados deverá colocar na pauta a proposta que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN), entidade responsável por articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação para construir e defender a educação pública com qualidade social tem reforçado nas últimas semanas, a necessidade de mobilizar a sociedade civil, governo, representantes políticos, entidades educacionais e profissionais da educação para aprovação do Novo Fundeb. Preocupada com a possibilidade do fim do Fundeb, a Undime/RN tem organizado, virtualmente, uma série de ações em defesa do Fundeb no estado.

Na última quarta-feira, dia 29, o presidente da Undime/RN e Dirigente Municipal de Educação de Monte Alegre, Alexandre Soares Gomes, assinou Carta aberta em defesa do Fundeb Permanente e com mais recursos da União.

No documento, o presidente menciona que “com a chegada da Covid-19 ao Brasil que, em pouco mais de três meses, intensificou drasticamente as dificuldades no que diz respeito à oferta e o acesso à educação em nosso país”. Para o presidente Alexandre, esse, é mais um alerta sobre a necessidade de garantir o investimento em educação, defender a pesquisa e o diálogo sobre a realidade tão difícil e complexa na qual estamos inseridos.

No Rio Grande do Norte, dos 167 municípios potiguares, mais da metade não conseguiriam pagar os profissionais da educação sem a complementação dos recursos do Fundeb. Além disso, sem os recursos do fundo, muitas de nossas escolas teriam que fechar suas portas, pois não haveria condições de sobrevivência, o que geraria um colapso na educação básica pública potiguar.

Na carta, Alexandre reafirmou o compromisso da Undime/RN pela defesa da aprovação imediata do Fundeb Permanente, e vem “a público pedir a sociedade civil, governo, representantes políticos, entidades educacionais e profissionais da educação a se somarem conosco na luta pela educação pública do Rio Grande do Norte que, assim como os demais estados brasileiros, dependem dos recursos do Fundeb para sobreviver e garantir suas obrigações constitucionais na oferta de educação para todos/as”, conclama o professor.

No fim da carta o professor, reiterou a necessidade de apoio para mobilização em defesa do Fundeb no estado, compartilhando nas redes sociais através de vídeo, foto ou pôster a respeito do tema. “Entrem também em contato com nossos representes na Câmara Federal para que apoiem e votem a favor do texto que torna o FUNDEB PERMANENTE”, enfatizou.

A carta pode ser lida na integra, aqui.

Parceria institucional