05/04/2022Undime
A pesquisa ouviu 3.372 secretarias municipais de educação, que correspondem a 61% das redes do país
A busca ativa é a principal estratégia das redes municipais de ensino para encontrar os alunos que não retornaram às aulas em 2022. É o que mostra um levantamento da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) divulgado nesta terça-feira (5).
De acordo com as secretarias municipais de educação, que respondem pelo ensino infantil e fundamental, 78,5% adotaram a busca ativa para rastrear os alunos que não estão participando das atividades escolares no ano letivo de 2022. A pesquisa ouviu 3.372 secretarias municipais de ensino, que correspondem a 61% das redes do país.
A busca ativa é uma maneira de chegar diretamente até as pessoas, seja por ligação, por visita a domicílio ou outras formas de contato direto.
Além disso, 17,5% das secretariais adotaram outras estratégias para encontrar os alunos que evadiram. 2,8% não estão realizando nenhuma estratégia e 1,2 não sabem ou não tem a informação. Os dados foram coletados entre 22 de fevereiro e 8 de março.
A entidade não deixou claro como é feita a busca ativa realizada pelos municípios -- se é por telefone, por busca domiciliar, etc. --, nem quais seriam as outras estratégias adotadas.
Estratégias para monitorar a aprendizagem
Conversas regulares com professores e diretores e apoio às escolas para realização de análises e diagnósticos têm sido as principais estratégias para acompanhar e monitorar a aprendizagem, de acordo com o levantamento.
84% das secretarias municipais disseram que ocorrem conversas regulares com os diretores e coordenadores pedagógicos para acompanhar monitorar o aprendizado dos alunos.
67% disseram prestar apoio às escolas para a análises e diagnósticos a partir de avaliações internas, enquanto 60% diz haver visitas regulares de acompanhamento às escolas.
Fonte: G1
A pesquisa ouviu 3.372 secretarias municipais de educação, que correspondem a 61% das redes do país A busca ativa é a principal estratégia das redes municipais de ensino para encontrar os alunos que não retornaram às aulas em 2022. É o que mostra um levantamento da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) divulgado nesta terça-feira (5). De acordo com as secretarias municipais de educação, que respondem pelo ensino infantil e fundamental, 78,5% adotaram a busca ativa para rastrear os alunos que não estão participando das atividades escolares no ano letivo de 2022. A pesquisa ouviu 3.372 secretarias municipais de ensino, que correspondem a 61% das redes do país. A busca ativa é uma maneira de chegar diretamente até as pessoas, seja por ligação, por visita a domicílio ou outras formas de contato direto. Além disso, 17,5% das secretariais adotaram outras estratégias para encontrar os alunos que evadiram. 2,8% não estão realizando nenhuma estratégia e 1,2 não sabem ou não tem a informação. Os dados foram coletados entre 22 de fevereiro e 8 de março. A entidade não deixou claro como é feita a busca ativa realizada pelos municípios -- se é por telefone, por busca domiciliar, etc. --, nem quais seriam as outras estratégias adotadas. Estratégias para monitorar a aprendizagem Conversas regulares com professores e diretores e apoio às escolas para realização de análises e diagnósticos têm sido as principais estratégias para acompanhar e monitorar a aprendizagem, de acordo com o levantamento. 84% das secretarias municipais disseram que ocorrem conversas regulares com os diretores e coordenadores pedagógicos para acompanhar monitorar o aprendizado dos alunos. 67% disseram prestar apoio às escolas para a análises e diagnósticos a partir de avaliações internas, enquanto 60% diz haver visitas regulares de acompanhamento às escolas. Fonte: G1 https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/04/05/secretarias-municipais-de-ensino-usam-busca-ativa-levantamento.ghtml