Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime/RN lança pesquisa a fim de compreender o atual cenário da educação pública potiguar

Todas as notícias Categorias

06/07/2020 Undime RN

Undime/RN lança pesquisa a fim de compreender o atual cenário da educação pública potiguar

Com o objetivo de sistematizar dados para a elaboração de um diagnóstico da Rede Municipal de Ensino neste período de pandemia, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN) inicia, nesta segunda-feira (06) até o dia 15 de julho pesquisa on-line destinada aos Dirigentes Municipais de Educação, Gestores (as) Escolares, Professores (as) e Estudantes da Rede Municipal dos 167 municípios potiguares.

A pesquisa usará questionários específicos, para cada um dos segmentos citados, com perguntas relacionadas ao período de suspensão das atividades presenciais e aulas remotas. O intuito é compreender o desenvolvimento do Plano de Ação e Atividades criadas pelos municípios, para contribuir com reorganização do calendário e do currículo escolar, nesse período crítico de pandemia, como também identificar de professores (as) seu local de trabalho, informações sobre a jornada de trabalho, saúde, rotina de trabalho e acesso à internet e o desenvolvimento de atividades remotas.

Os estudantes também são o principal foco do levamento! O estudante e/ou responsável poderá responder o questionário, para que as escolas possam, a partir dos dados, criar estratégias de retorno para as aulas presenciais e/ou dá continuidade das aulas remotas.

De acordo com o professor Alexandre Soares Gomes, presidente da Undime/RN e Dirigente Municipal de Educação de Monte Alegre, todas as questões devem ser respondidas de acordo com a realidade, para que a pesquisa seja fidedigna e apresente o atual contexto da educação potiguar.

“O que queremos saber é sobre a condição atual, de cada cidade, e isso inclui todos: Dirigentes, Gestores (as) Escolar, Professores (as) e Estudantes. Queremos ouvir a voz de todos que fazem parte da escola, para que possamos, a partir das respostas dadas, contribuir da maneira mais precisa no Grupo de Trabalho Estadual do qual nossa instituição faz parte, para que assim o plano de retorno seja seguro. Ou, ainda, se for necessário, dar continuidade com aulas remotas. Tudo será avaliado com muito cuidado e respeito à vida”, explica o professor.

A pesquisa conta ainda com o apoio técnico de professores (as) e estudantes do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Questionários e Links de Acesso:

Questionário aos Dirigentes Municipais de Educação: https://bit.ly/2O17BO9 

Questionário aos Professores (as) da Educação: https://bit.ly/3f4Ms1s 

Questionário para Servidores da educação: https://bit.ly/3fhdanX 

Questionário ao Gestor(a) Escolar: https://bit.ly/31OnKig 

Questionário aos Estudantes e/ou Responsáveis da Creche ao Nono Ano: https://bit.ly/31PqT1m 

 


Parceria institucional