Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Seminário que discute regime de colaboração é aberto

Todas as notícias Categorias

08/03/2018 Undime RN

Seminário que discute regime de colaboração é aberto

Seminário estadual está reunindo até amanhã todos os municípios potiguares. Nesta sexta-feira prefeitos participam do encontro.

Foi aberto hoje pela manhã em Natal no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) o Seminário Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN), que segue até amanhã, sexta-feira (09). Esse é o primeiro seminário do ano, que traz como tema desta edição "O Regime de Colaboração e os Desafios para a Gestão Educacional". 

As atividades foram abertas com contação de histórias da escritora Kiara Terra, e logo em seguida apresentação dos adolescentes da orquestra de Violinos Infantis vinculadas a Escola Municipal de Música Maestro Claudionor de Oliveira, da cidade de Goianinha.  

Na mesa de abertura estiveram presentes a presidente da Undime, a professora Jeane Dantas, a secretária de Educação de Natal Justina Iva, a secretária estadual de Educação Cláudia Santa Rosa, e ainda, o Chefe de Divisão de acompanhamento e Análise de Prestação de Contas, vinculado ao FNDE – Duscelino Borges.

Durante abertura a presidente da Undime no Rio Grande do Norte, Jeane Dantas, destacou os índices negativos que precisam ser mudados, como o analfabetismo e a ausência das crianças e adolescentes nas salas de aula. “São números que se refletem no dia a dia, na segurança pública, nas políticas de assistência social e de saúde”, resaltou.

Para a professora Jeane, o regime de colaboração coloca municípios, estados e união em um patamar em que todos podem colaborar entre si, construindo uma rede. 

Carlos Eduardo Sanches, que é ex-presidente da Undime Nacional, destacou que na educação é necessária uma atenção maior sobre os investimentos e que as despesas não podem interferir na aplicação de um plano de trabalho eficaz. “Educação requer investimento. E sem esse financiamento fica inviável por em prática”, disse.    

O regime de colaboração, o qual o seminário trata está instituído na carta magma na Constituição Federal como dever de todos, mas que todos os entes federados são autônomos na execução dos planos de trabalho. Além disso, a colaboração entre entidades está previsto no Plano Nacional de Educação.

“O que falta é a gente por em prática o que está escrito há muito tempo. São ações que precisam ser cumpridas de forma emergencial, se não as ações não vão avançar”, reitera a secretária Jeane Dantas.

A programação durante esses dois dias vai reunir, representantes de diversas instituições e movimentos ligados a Educação, que esclarecerão dúvidas sobre programas e projetos do governo federal, como ainda, dialogarão sobre a construção da proposta do currículo no estado do RN a partir da Base Comum Curricular -  BNCC.

 

Fotos: Leonardo Neri/Cedidas 


Parceria institucional