Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime-RN promove seminário com participação de cidades potiguares

Todas as notícias Categorias

10/03/2018 Undime RN

Undime-RN promove seminário com participação de cidades potiguares

Durante os dias 08 e 09 de março a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN), promoveu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, em Natal, o primeiro Seminário Estadual de educação do ano.

Mais de 300 pessoas foram reunidas. Prefeitos, dirigentes municipais, técnicos das secretarias de educação e especialistas no assunto que discutiram como União, Estado e Municípios podem construir projetos, programas e planos para atender a construção de uma educação pública de qualidade.

O seminário contou com importantes nomes de especialistas e ativistas da educação, além de autoridades de entidades governamentais. Entre os nomes estavam, a da socióloga e consultora em educação Lourdes Atié; Cleuza Repulho, mestra em educação e Pós Graduada em Didática; Carlos Eduardo Sanches, jornalista e mestre em Gestão e Políticas Educacionais; Duscelino Borges, chefe de Divisão de Acompanhamento e Análise do PAR/FNDE; Renilda Peres, diretora de Apoio às Redes de Educação Básica no Ministério da Educação; Mônica Maria Guimarães, secretária adjunta de Educação do RN; Maria Auxíliadora, subcoordenadora de organização em Inspeção Escolar; Thaisa Cavalcante, formadora do Conviva Educação; Andréa Carla, coordenadora estadual da comissão de construção do currículo e Jailma Carvalho, gerente da Unidade Executora Setorial – Governo Cidadão; como ainda Jhonata Moreira Pereira, coordenador da rede na DICOPE e Luiza Catarina, coordenadora da rede do PCR.

Segundo a presidente da Undime-RN Jeane Dantas, os dois dias foram fundamentais para que os secretários municipais do estado ficassem por dentro do regime de colaboração, além disso, sendo abordados temas relevantes como programas do governo federal e ainda a BNCC.

“Tivemos a participação maciça dos nossos colegas. As palestras e rodas de conversas enriqueceram ainda mais. Mas também tivemos a certeza que os desafios são cada vez maiores”, enfatiza também a dirigente municipal.

A secretária de Educação do Estado, a professora Cláudia Santa Rosa participou da mesa redonda com outras autoridades. Na oportunidade a gestora da pasta, enfatizou o trabalho de colaboração da Undime junto aos municípios e o Estado. Cláudia classificou que é de fundamental relevância ser discutida o tema no seminário na presença dos dirigentes municipais. 

Esse foi o primeiro seminário do ano realizado pela Undime-RN e que trouxe como tema "O Regime de Colaboração e os Desafios para a Gestão Educacional".

No segundo dia também esteve presente o presidente da Undime nacional Alessio Costa. Ele destacou os desafios a serem superados pelos municípios, aproveitando a oportunidade para apresentar uma nova plataforma que será lançada e que vai auxiliar os gestores na formação e consequentemente dar apoio na execução dos trabalhos em cada cidade pelo Brasil. 

Iolanda Barbosa da Silva, que é presidente da Undime na Paraíba e dirigente municipal em Campina Grande participou da mesa e falou da experiência com o regime de colaboração, reiterando que é possível que estados e municípios colaborem entre si. Além dela, Roberval Ângelo Furtado, Diretor Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) integrou a mesa que foi mediada pelo vice-presidente da Undime-RN, Alexandre Soares.

“Encerramos esse primeiro seminário com ainda mais desafios. Educação é uma luta diária, que requer mais aprofundamento dos temas teóricos e práticos. Acreditamos que fechamos esse ciclo com saldo positivo e o dever cumprido em trazer esse debate a tantos dirigentes  e técnicos da educação potiguar. Temos muito a crescer e faremos o possível pra que isso se torne realidade”, conclui Alexandre Soares. 

O seminário estadual da Undime contou a parceria da APFORM, Desk Móveis Escolares, O moveleiro, FEMURN, Instituto Natura, Grupo Editora Digital, FTD Educação, Editora IMEPH, Editora Moderna, Editora do Brasil, Bett Educar, Fundação Lemann e Ministério da Educação.

 

Fotos: Leonardo Neri/Cedidas  

Veja mais foto na nossa página no Facebook, aqui


Parceria institucional