11/10/2018 Undime

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Prazo para manifestar interesse de participar no teste de fluência do PMAlfa vai até 14 de outubro

Vai até este domingo (14), o prazo para que secretarias de educação e suas escolas manifestem interesse na aplicação do teste de fluência e precisão na capacidade de leitura de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental promovida pelo Programa Mais Alfabetização (PMAlfa).

Interessados devem estar inscritos no Programa e solicitar participação a partir do acesso ao Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica. O Ministério da Educação, responsável pela execução do Programa, divulgará as unidades selecionadas no próximo dia 19 de outubro.

Implementado de maneira piloto e voluntário, o teste deverá ampliar o debate sobre as avaliações formativas em Língua Portuguesa, compreensão em leitura e produção de escrita, oferecendo mais um instrumento pedagógico de diagnóstico da leitura e apoio às escolas na construção de uma metodologia de monitoramento da fluência dos estudantes brasileiros. A expectativa é alcançar cerca de 2 mil alunos em cada unidade federativa do país em 2018.

Requisitos

Para seleção das unidades, serão levados em conta critérios como tamanho da unidade escolar e do município, além de colocação no Índice do Nível Socioeconômico, definida de acordo com a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ministéro da Educação deverá observar, ainda, a disposição em auxiliar a execução do projeto e a capacidade de compartilhamento do aprendizado e de colaboração com a secretaria de educação durante todas as etapas.

Cronograma

A previsão é que a aplicação da avaliação seja realizada de 29 de outubro a 16 de novembro, após o cadastro e seleção de aplicadores, definidos pelas escolas, conforme orientações das secretarias. A correção ocorrerá no período de 30 de outubro a 30 de novembro e a divulgação dos resultados, no dia 14 de dezembro de 2018. A avaliação será individual, em caráter amostral, e realizada por meio de aplicativo próprio, adequado a smartphones ou tablets.

O PMAlfa
Criado por meio da Portaria MEC n º 142, de 22 de fevereiro de 2018, o PMAlfa é uma estratégia do Ministério da Educação que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, cumprindo critérios estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para promover o fortalecimento da gestão das secretarias de educação e das unidades escolares e do monitoramento processual da aprendizagem, o Programa vai realizar avaliações de leitura, escrita e matemática e, agora, também a avaliação da fluência em leitura.

O Ofício nº 13/2018, com mais informações a respeito da avaliação, pode ser visualizado aqui. Mais informações pelos e-mails maisalfabetizacao@mec.gov.br ou suportepmalfa@caed.ufjf.br. Ou ainda pelos telefones 0800 7273 142 e (61) 2022 9307.

 

Acompanhe os prazos

1) Manifestação de interesse pelas secretarias e, em sequência, pelas escolas, por meio do sistema de monitoramento e orientação pedagógica do PMAlfa: 24/09 até 14/10;

2) Divulgação das escolas sorteadas para participação no sistema de monitoramento e orientação pedagógica: até 19/10;

3) Cadastro de aplicadores e período para download de aplicativo: a partir do dia 22/10 e enquanto o período de aplicação estiver disponível;

4) Aplicação da avaliação de fluência pelas escolas sorteadas: 29/10 até 16/11;

5) Correção da avaliação pelos professores das escolas, orientados pela capacitação que irão receber: 30/10 até 30/11;

6) Publicação das devolutivas pedagógicas da avaliação de fluência: 14/12.


Saiba mais em PMAlfa vai avaliar fluência em leitura de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Fonte: Undime com informações do MEC

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