Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-RN tem encontro com bancada potiguar para tratar do Novo Fundeb

Todas as notícias Categorias

13/07/2020 Undime RN

Undime-RN tem encontro com bancada potiguar para tratar do Novo Fundeb

O presidente da Undime-RN e Dirigente Municipal de Educação de Monte Alegre, o professor Alexandre Soares e o secretário de Educação do Estado, Getúlio Marques, participaram hoje(13) de reunião online com o líder da bancada Federal, Rafael Motta (PSB), o assessor da Deputada Natália Bonavides (PT), Ronaldo Maia, e a Senadora Zenaide Maia(PROS), para tratar sobre a PEC 15/2015, que  é proposta de Emenda à Constituição Federal, de forma a tornar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, instrumento permanente de financiamento da educação básica pública.

Alexandre, reiterou a necessidade da aprovação do Novo Fundeb, a torna-lo como permanente, assegurando a participação financeira maior pela União. Para o professor é importante o apoio e mobilização dos Deputados e Senadores na aprovação do projeto. “Queremos muito ter a participação e voto dos deputados e senadores potiguares. E também para que todos possam publicamente falar e informar porque apoiam. A sociedade toda precisa ser informada e reconhecer como cada parlamentar pretende se colocar”, considera o presidente da Undime/RN.

O secretário de Educação do Estado, Getúlio Marques, destacou o possível caos de um Fundeb desmontado. De acordo com o professor 165 cidades não teriam como manter as unidades de ensino, as outras duas cidades, que são Natal e Mossoró teriam, mas com sérias dificuldades financeiras para garantir educação com a mínima qualidade. “É um impacto não apenas financeiro, mas social. Queremos muito ter um Novo Fundeb, que atenda as antigas e novas demandas da educação potiguar, e esperamos ter um Fundeb realmente novo”, afirma Getúlio. 

Rafael Mota reiterou apoio junto a senadora Zenaide Maia ao projeto do Novo Fundeb. Para o Deputado é inquestionável não pensar no Funbeb que não seja permanente. Líder da bancada potiguar se colocou a disposição, a Senadora Zenaide Maia, também reforçou seu apoio e colocou-se a disposição para dialogar com colegas no parlamento sobre o assunto.  

Ao fim da reunião a Undime-RN junto a SEEC, reencaminhará nova carta conjunta aos parlamentares com apoio de outras instituições, bem como manterá dialogo direto com cada deputado(a) e senadores, bem como prefeitos dos 167 municípios potiguares, a fim de consolidar apoio a proposta do Novo Fundeb. 

 

Fundeb permanente: aprovação urgente para garantir o direito à educação, Clique aqui ,

Leia a Carta aberta em defesa do Fundeb Permanente e com mais recursos da União, aqui.


Parceria institucional