14/11/2019 Undime RN
O Rio Grande do Norte está na fase de implementado do Documento Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental. O estado potiguar está formando equipes dos 167 municípios, com encontros presenciais e aulas EAD, através da Plataforma Moodle. São mais de 1.200 profissionais da rede municipal e estadual envolvidos, através do regime de colaboração.
As formações presenciais do Módulo III ocorreram de 04 a 08 de novembro, nas cidades de Natal, Mossoró, Portalegre e Currais Novos. Até agora os formadores já percorreram mais de 1.936 km. Essa distância equivale ao percurso que se percorreria em uma viagem de Natal até Belém no Pará, região norte do país.
Neste curso de formação continuada os municípios têm a oportunidade de conhecer a fundo o Documento Curricular, bem como os Referências Básicas para a Organização do Trabalho Pedagógico do RN. A formação se propõe ainda a fomentar a atualização e construção dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas públicas de todo estado.
No Módulo III os cursistas estão aprimorando conhecimentos sobre o Planejamento escolar na perspectiva das Competências. Além disso as escolas farão o Diagnóstico, Plano de Metas e Ações para o PPP. De acordo com a Profª Márcia Portela, coordenadora do Documento pela UNDIME-RN, a participação dos cursistas tem entusiasmado o trabalho de toda a equipe e ela acrescenta: “Os resultados que temos, através do monitoramento tem sido incríveis, o Módulo I por exemplo, resultou no trabalho de multiplicação para mais de 15 mil professores, alcançando mais de 68% do nosso público alvo!”.
Glauciane Pinheiro, coordenadora do documento pela SEEC/CONSED, destaca que até dezembro o primeiro ciclo de formação será concluído. “A SEEC e a UNDIME têm feito um grande esforço para atender ambas as redes num trabalho colaborativo e participativo. Este trabalho está sendo tão relevante que o documento curricular torna-se assunto de ponto de partida nas jornadas pedagógicas do próximo ano, trazendo como tema: CURRÍCULO POTIGUAR: Organização do trabalho pedagógico para uma educação integral, democrática e inclusiva”, destaca a professora Glauciane.
O Rio Grande do Norte está na fase de implementado do Documento Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental. O estado potiguar está formando equipes dos 167 municípios, com encontros presenciais e aulas EAD, através da Plataforma Moodle. São mais de 1.200 profissionais da rede municipal e estadual envolvidos, através do regime de colaboração. As formações presenciais do Módulo III ocorreram de 04 a 08 de novembro, nas cidades de Natal, Mossoró, Portalegre e Currais Novos. Até agora os formadores já percorreram mais de 1.936 km. Essa distância equivale ao percurso que se percorreria em uma viagem de Natal até Belém no Pará, região norte do país. Neste curso de formação continuada os municípios têm a oportunidade de conhecer a fundo o Documento Curricular, bem como os Referências Básicas para a Organização do Trabalho Pedagógico do RN. A formação se propõe ainda a fomentar a atualização e construção dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas públicas de todo estado. No Módulo III os cursistas estão aprimorando conhecimentos sobre o Planejamento escolar na perspectiva das Competências. Além disso as escolas farão o Diagnóstico, Plano de Metas e Ações para o PPP. De acordo com a Profª Márcia Portela, coordenadora do Documento pela UNDIME-RN, a participação dos cursistas tem entusiasmado o trabalho de toda a equipe e ela acrescenta: “Os resultados que temos, através do monitoramento tem sido incríveis, o Módulo I por exemplo, resultou no trabalho de multiplicação para mais de 15 mil professores, alcançando mais de 68% do nosso público alvo!”. Glauciane Pinheiro, coordenadora do documento pela SEEC/CONSED, destaca que até dezembro o primeiro ciclo de formação será concluído. “A SEEC e a UNDIME têm feito um grande esforço para atender ambas as redes num trabalho colaborativo e participativo. Este trabalho está sendo tão relevante que o documento curricular torna-se assunto de ponto de partida nas jornadas pedagógicas do próximo ano, trazendo como tema: CURRÍCULO POTIGUAR: Organização do trabalho pedagógico para uma educação integral, democrática e inclusiva”, destaca a professora Glauciane.