16/12/2019 Undime RN
A partir do próximo ano Estados e municípios de todo o Brasil iniciam a implementação do Documento Curricular em duas frentes, uma para a Educação Infantil e a outra para o Ensino Fundamental. No Rio Grande do Norte esse trabalho está a todo vapor, isso porque 1.200 profissionais da educação, da rede estadual e municipal estão participando do ciclo de formação presencial e EAD para implementação do currículo, as formações a distância tem acontecido através da Plataforma Moodle, em parceria com Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP). Alguns dos matériais estão disponiveis também no YouTube.
Na cidade de São Miguel a 476 km da capital Potiguar, a professora Rosângela Carvalho é uma das cursistas, ela coordena o trabalho de implementação na cidade na educação infantil.
Segundo a professora as formações vêm para estruturar as atividades em seu território, especialmente na educação infantil. “Temos um desafio, que é de como fazer as crianças da educação infantil serem protagonistas do ensino e aprendizagem. Antes, de certa forma, levávamos para sala de aula tudo pronto e acabado; e agora, nessa nova perspectiva que o Documento Curricular nos traz é de que a criança participe efetivamente desse planejamento em sala de aula. Em nosso município tem sido muito enriquecedor, e as professoras tem abraçado de forma muito especial as formações”, pontua a Rosângela, que é supervisora na Escola Municipal Carlos Alberto Dias Rego.
As formações têm percorrido cidades polos, entre elas: Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Currais Novos, Portalegre e Caicó, com carga horária de 100 horas. E é neste curso de formação continuada que os municípios têm a oportunidade de conhecer a fundo o Documento Curricular, bem como os Referências Básicas para a Organização do Trabalho Pedagógico do RN.
Márcia Oliveira, que participa da formação do documento pelo Centro de Educação Integrada Professora Elizeu Viana em Mossoró, considera que a vivencia do regime de colaboração entre Estado e municípios fortalecem o trabalho. Supervisora pedagógica da rede estadual, ela considera que as atividades possibilitam um novo olhar para a educação. “Esse movimento possibilita não ver a educação fragmentada, mas ver a educação como território. Precisamos acabar com isso de dividir redes, mas pensar a educação como todo. E a formação aos professores multiplicarão o currículo por território, para que possamos repensar as práticas as dinâmicas das escolas”, afirma a professora.
Neste primeiro ciclo a proposta tem sido qualificar as equipes locais do estado e do município, construindo uma rede de multiplicadores em cada território em regime de colaboração. A formação continuada para implementação do Documento Curricular e construção e/ou revisão dos projetos pedagógicos pretende até fevereiro alcançar a meta de 60% dos profissionais da Educação, bem como superar a meta de que 60% das escolas estejam com seus projetos construídos ou revisados.
Gerson Emídio participa também das formações continuadas, como articulador do regime de colaboração do Documento Curricular pela cidade de Monte das Gameleiras. Atuando no Centro Municipal de Educação do Campo professor Manoel José Moreira, o educador explica que as formações tem sido um momento importante, porque tem sido feito um trabalho integral no chão da escola, onde a participação da comunidade escolar tem sido mais presente. “A comunidade escolar não conhecia o real significado de um Projeto Político Pedagógico (PPP), mas essa formação veio em um momento oportuno para que conseguíssemos trabalhar de forma articulada, compreendendo o passo a passo de um PPP; eu tenho ficado muito satisfeito e sei que os resultados serão muito satisfatórios para o avanço da educação do campo e da zona urbana de nossa cidade”, afirma Gerson.
O curso é uma ação em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC-RN) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (UNDIME-RN) e que contou com apoio das Prefeituras e instituições públicas e privadas.
Ricardo Xavier, técnico da secretaria de Educação da cidade de Lagoa Nova a 156 km de Natal, explica que as ações para implementação na cidade tem sido produtivas, e considera que as formações para implementação tem sido importante para consolidação do currículo, “nós sabemos que precisamos inovar, e o documento curricular do RN traz inovações, desde a maneira de ensinar e de aprender, então todos tem aceitado da melhor maneira possível e acreditado que essa é uma das alternativas que nos temos para inovação do processo de ensino e aprendizagem”, relata.
O professor Alexandre Soares Gomes, presidente da Undime-RN e dirigente municipal de educação da cidade de Monte Alegre, explica que 2020, as escolas iniciam a vivencia na prática do currículo, isso porquê em 2021 as avalições externas começam a ser aplicadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. “Será um desafio conjunto da educação, mas o RN de todas as formas tem se preparado para que os educadores estejam prontos e sem dúvida estarão”, afirma Alexandre.
O trabalho de implementação do currículo é monitorado módulo a módulo, até o último levantamento a formação chegou a mais de 15 mil profissionais de educação, 55% dos profissionais que lecionam na rede pública do Rio Grande do Norte.
A partir do próximo ano Estados e municípios de todo o Brasil iniciam a implementação do Documento Curricular em duas frentes, uma para a Educação Infantil e a outra para o Ensino Fundamental. No Rio Grande do Norte esse trabalho está a todo vapor, isso porque 1.200 profissionais da educação, da rede estadual e municipal estão participando do ciclo de formação presencial e EAD para implementação do currículo, as formações a distância tem acontecido através da Plataforma Moodle, em parceria com Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP). Alguns dos matériais estão disponiveis também no YouTube. Na cidade de São Miguel a 476 km da capital Potiguar, a professora Rosângela Carvalho é uma das cursistas, ela coordena o trabalho de implementação na cidade na educação infantil. Segundo a professora as formações vêm para estruturar as atividades em seu território, especialmente na educação infantil. “Temos um desafio, que é de como fazer as crianças da educação infantil serem protagonistas do ensino e aprendizagem. Antes, de certa forma, levávamos para sala de aula tudo pronto e acabado; e agora, nessa nova perspectiva que o Documento Curricular nos traz é de que a criança participe efetivamente desse planejamento em sala de aula. Em nosso município tem sido muito enriquecedor, e as professoras tem abraçado de forma muito especial as formações”, pontua a Rosângela, que é supervisora na Escola Municipal Carlos Alberto Dias Rego. As formações têm percorrido cidades polos, entre elas: Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Currais Novos, Portalegre e Caicó, com carga horária de 100 horas. E é neste curso de formação continuada que os municípios têm a oportunidade de conhecer a fundo o Documento Curricular, bem como os Referências Básicas para a Organização do Trabalho Pedagógico do RN. Márcia Oliveira, que participa da formação do documento pelo Centro de Educação Integrada Professora Elizeu Viana em Mossoró, considera que a vivencia do regime de colaboração entre Estado e municípios fortalecem o trabalho. Supervisora pedagógica da rede estadual, ela considera que as atividades possibilitam um novo olhar para a educação. “Esse movimento possibilita não ver a educação fragmentada, mas ver a educação como território. Precisamos acabar com isso de dividir redes, mas pensar a educação como todo. E a formação aos professores multiplicarão o currículo por território, para que possamos repensar as práticas as dinâmicas das escolas”, afirma a professora. Neste primeiro ciclo a proposta tem sido qualificar as equipes locais do estado e do município, construindo uma rede de multiplicadores em cada território em regime de colaboração. A formação continuada para implementação do Documento Curricular e construção e/ou revisão dos projetos pedagógicos pretende até fevereiro alcançar a meta de 60% dos profissionais da Educação, bem como superar a meta de que 60% das escolas estejam com seus projetos construídos ou revisados. Gerson Emídio participa também das formações continuadas, como articulador do regime de colaboração do Documento Curricular pela cidade de Monte das Gameleiras. Atuando no Centro Municipal de Educação do Campo professor Manoel José Moreira, o educador explica que as formações tem sido um momento importante, porque tem sido feito um trabalho integral no chão da escola, onde a participação da comunidade escolar tem sido mais presente. “A comunidade escolar não conhecia o real significado de um Projeto Político Pedagógico (PPP), mas essa formação veio em um momento oportuno para que conseguíssemos trabalhar de forma articulada, compreendendo o passo a passo de um PPP; eu tenho ficado muito satisfeito e sei que os resultados serão muito satisfatórios para o avanço da educação do campo e da zona urbana de nossa cidade”, afirma Gerson. O curso é uma ação em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC-RN) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (UNDIME-RN) e que contou com apoio das Prefeituras e instituições públicas e privadas. Ricardo Xavier, técnico da secretaria de Educação da cidade de Lagoa Nova a 156 km de Natal, explica que as ações para implementação na cidade tem sido produtivas, e considera que as formações para implementação tem sido importante para consolidação do currículo, “nós sabemos que precisamos inovar, e o documento curricular do RN traz inovações, desde a maneira de ensinar e de aprender, então todos tem aceitado da melhor maneira possível e acreditado que essa é uma das alternativas que nos temos para inovação do processo de ensino e aprendizagem”, relata. O professor Alexandre Soares Gomes, presidente da Undime-RN e dirigente municipal de educação da cidade de Monte Alegre, explica que 2020, as escolas iniciam a vivencia na prática do currículo, isso porquê em 2021 as avalições externas começam a ser aplicadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. “Será um desafio conjunto da educação, mas o RN de todas as formas tem se preparado para que os educadores estejam prontos e sem dúvida estarão”, afirma Alexandre. O trabalho de implementação do currículo é monitorado módulo a módulo, até o último levantamento a formação chegou a mais de 15 mil profissionais de educação, 55% dos profissionais que lecionam na rede pública do Rio Grande do Norte.