Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-RN disponibiliza Guia Prático para Gestores Educacionais

Todas as notícias Categorias

18/04/2020 Undime RN

Undime-RN disponibiliza Guia Prático para Gestores Educacionais

Em reunião na sexta-feira (17), a Equipe Técnica da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME/RN) apresentou e discutiu com a Diretoria da referida instituição ações que pudessem orientar o trabalho dos Dirigentes Municipais de Educação neste momento de pandemia e suspensão das aulas presenciais. 

Durante a reunião que aconteceu por meio da internet, foi apresentado o Documento de orientação acerca Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em tempos de pandemia nos municípios do Rio Grande do Norte, que pode ser lida aqui

Além disso a Divulgação do Guia Prático para Gestores Educacionais, organizado pela Equipe Técnica da Undime/RN, que conta com um compilado de orientações e estratégias de aprendizagem e atividade remota para subsidiar as ações das Secretarias Municipais de Educação do RN neste período de pandemia. 

Segundo o presidente da Undime/RN o professor Alexandre Soares Gomes, o guia é uma necessidade urgente que os dirigentes necessitam para atender a realidade cotidiana e para delinear um caminho possível para dá suporte aos professores e consequentemente aos alunos.

Alexandre reitera que é necessário que todos(as) façam a leitura atenciosa do Guia Prático, para que os municípios, dentro das suas realidades e particulares possam tomar a melhor decisão. “Teremos como aliado nesta proposta o Conviva Educação, plataforma gratuita com ferramentas digitais que podem ser utilizadas pelas unidades escolares para desenvolver e acompanhar os planos de trabalhos das atividades remotas”, disse.

O guia menciona ainda o Termo de Cooperação junto a TV Assembleia, TV Universitária e Canal Futura com apoio da SEEC/RN, CEE/RN, UNCME/RN e SINEPE/RN, com  a disposição de aulas pelos canais de TV, e que também estarão disponíveis no YouTube e irão ao ar a partir do dia 20 de abril, pelo Programa Estude em Casa.

Na segunda-feira, dia 20, às 09h00 a Undime-RN promove  uma live no nosso Canal no Youtube para os Dirigentes e Equipes Técnicas para discutir e apresentar o Guia Prático para Gestores Educacionais. O encontro contará com a participação de Euba Reis - Executiva Undime/RN; Jaiza Lopes - Undime/RN; Sirleyde Dias – Presidente da Uncme/RN e Márcia Portela, articuladora do Conviva Educação.

Campanha Educação Solidária 

Durante a reunião a diretoria delibrou ainda a campanha Educação Solidária, que tem como finalidade auxiliar os servidores da educação que tiveram seus contratos suspensos com arrecadação e distribuição de cestas básicas a esses servidores. Em pesquisa respondida por 77 municipios do Rio Grande do Norte, 18 cidades informaram suspensão de contratos de 479 professores(as) e 22 delas outros profissionais, o que inclui, merendeiras, porteiros, motoristas e estagiários, o que soma mais 810 funcionários, totalizando 1.289 contratos suspensos. 

Para Undime/RN a proposta da campanha é sugestiva. "Como seccional a Undime-RN mobilizará a campanha entre seus parceiros para dar suporte aos profissionais que fazem a educação pública da rede municipal, pois acreditamos que Juntos somos mais fortes. E neste momento atipico precisamos também apoia-los", afirma Alexandre. 

 


Parceria institucional