Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-RN participa do audiência sobre Novo Fundeb na ALRN

Todas as notícias Categorias

19/06/2020 Undime RN

Undime-RN participa do audiência sobre Novo Fundeb na ALRN

O presidente da Undime no Rio Grande do Norte, Alexandre Soares, participou ontem (18) por webconferência da comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), presidida pelo deputado Francisco do PT, para tratar sobre aprovação do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Alexandre, que também é dirigente municipal de educação de Monte Alegre, defendeu a necessidade de mobilização sobre o assunto com toda sociedade, bem como dialogo com a bancada de Deputados e Senadores do RN para defesa e aprovação do Fundeb, de forma a inclusão do fundo no texto da Constituição Federal, para garantir a sua implementação a partir de 2021. “Essa tem que ser pauta urgente, porquê tem orçamento a ser votado, bem como a inclusão do Fundeb neste orçamento. Estamos vivendo uma pandemia, mas não podemos esquecer do futuro da educação. Sem o fundo, teremos sérios prejuízos”, pontuou Alexandre, defendendo articulação com a bancada potiguar para mobilização do parlamento.

O Fundeb vale até dezembro de 2020. Se um novo Fundeb não for aprovado a tempo, poderá haver um caos na educação a partir de 2021, o fundo corresponde a 50% de tudo o que se gasta por aluno nos 4.810 dos 5.570 municípios brasileiros.  

Participaram também da reunião a governadora Fátima Bezerra,  deputados(as) Eudiane Macedo, Hermano Morais, e os representantes da FEMURN, SEEC, FETAM, APESRN.

Reveja a reunião, aqui.

Leia o posicionamento da Undime em que defende Fundeb permanente e aprovação urgente para garantir o direito à educação, aqui


Parceria institucional