Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Plano Nacional de Educação 2024-2034 é tema da Conferência Estadual de Educação do RN

Todas as notícias Categorias

19/11/2023 Undime RN

Plano Nacional de Educação 2024-2034 é tema da Conferência Estadual de Educação do RN

Etapa estadual vai eleger delegados para a Conferência Nacional de Educação

 Natal será palco da Conferência Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (COEED/RN). A Conferência será realizada no dia 04 de dezembro (segunda-feira), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), das 8h00 às 19h00.

Organizada pelo Fórum Estadual de Educação (FEE) do RN, a COEED antecipa a Conferência Nacional de Educação (CONAE) - edição 2024, e tem como tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

De acordo com coordenadora do Fórum, Rute Regis, a função da Conferência Estadual é mobilizar a sociedade civil e as entidades do campo da educação do RN, para construção das metas e estratégias para o Plano Nacional da Educação e posteriormente no Plano Estadual e Municipais do RN. “Os participantes da COEED, em torno de 450 pessoas, são formados por representantes da comunidade escolar que foram eleitos previamente, nas Conferências Intermunicipais, além de convidados. No dia do evento, esses participantes vão debater ações para a melhoria da educação, para o PNE, e vão escolher os representantes do Estado para a etapa nacional”, esclarece.

CONAE 2024 – A Conferência Nacional de Educação (CONAE) acontecerá de 28 a 30 de janeiro, em Brasília (DF).

A CONAE 2024 é precedida pelas etapas municipais e estaduais; possui caráter deliberativo; e tem como objetivos específicos: avaliar a implementação do PNE vigente; subsidiar a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034); e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Além disso, produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, no contexto da criação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e com o propósito de fortalecer a participação social, a cooperação federativa em educação e o regime de colaboração entre os sistemas.

O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e está sob organização do Fórum Nacional de Educação (FNE), que foi reconstruído recentemente.


Parceria institucional