20/01/2020 Undime RN
Após concluir o ciclo 2 de formação, qualificando as equipes locais dos 167 municípios do RN, a equipe central do currículo potiguar esteve reunida na última terça-feira (14), avaliando as ações e planejando as primeiras atuações para o ano de 2020, dentre elas a participação nas jornadas pedagógicas, que pela primeira vez em regime de colaboração as redes discutirão o tema: "Currículo Potiguar: organização do trabalho pedagógico para uma educação integral, democrática e inclusiva".
A proposta nas jornadas tem como objetivo planejar estratégias para democratização, inclusão e a educação integral com qualidade social em regime de colaboração entre união, estado e municípios na oferta da educação pública; reafirmando o papel do estado na formulação, planejamento e acompanhamento das políticas educacionais nos diversos territórios e comunidades; fortalecendo as unidades escolares estaduais e municipais na elaboração de seus Projetos Político-Pedagógicos e Curriculares; visando a construção de um Currículo Potiguar, que privilegie a educação integral, democrática e inclusiva.
Glauciane Pinheiro, Coordenadora de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e do Documento pelo CONSED, destaca que é necessário firmar os direitos de formação e de desenvolvimento biopsicossocial de crianças, jovens, adultos, idosos, contribuindo para a emancipação social e política, bem como para a constituição de identidades, subjetividades e socializações no território potiguar, rompendo com preconceitos, discriminações, desigualdades, injustiças sociais e educacionais.
Márcia Portela, coordenadora do Currículo pela Undime-RN, destaca que o trabalho realizado durante o ano de 2019, subsidiará as formações nos municípios, que dão os primeiros passos para implementação do currículo em seus territórios.
Euba Reis, que é secretária executiva da Undime-RN e articuladora do regime de colaboração ressalta que a política de formação continuada é um mote importante para formação dos profissionais de educação. Para a professora, a continuidade das ações do currículo em 2020 precisa está diretamente ligada aos professores, que estão em sala de aula, que desta forma será possível obter ainda mais clareza e resultados positivos ao Rio Grande do Norte.
Após concluir o ciclo 2 de formação, qualificando as equipes locais dos 167 municípios do RN, a equipe central do currículo potiguar esteve reunida na última terça-feira (14), avaliando as ações e planejando as primeiras atuações para o ano de 2020, dentre elas a participação nas jornadas pedagógicas, que pela primeira vez em regime de colaboração as redes discutirão o tema: "Currículo Potiguar: organização do trabalho pedagógico para uma educação integral, democrática e inclusiva". A proposta nas jornadas tem como objetivo planejar estratégias para democratização, inclusão e a educação integral com qualidade social em regime de colaboração entre união, estado e municípios na oferta da educação pública; reafirmando o papel do estado na formulação, planejamento e acompanhamento das políticas educacionais nos diversos territórios e comunidades; fortalecendo as unidades escolares estaduais e municipais na elaboração de seus Projetos Político-Pedagógicos e Curriculares; visando a construção de um Currículo Potiguar, que privilegie a educação integral, democrática e inclusiva. Glauciane Pinheiro, Coordenadora de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e do Documento pelo CONSED, destaca que é necessário firmar os direitos de formação e de desenvolvimento biopsicossocial de crianças, jovens, adultos, idosos, contribuindo para a emancipação social e política, bem como para a constituição de identidades, subjetividades e socializações no território potiguar, rompendo com preconceitos, discriminações, desigualdades, injustiças sociais e educacionais. Márcia Portela, coordenadora do Currículo pela Undime-RN, destaca que o trabalho realizado durante o ano de 2019, subsidiará as formações nos municípios, que dão os primeiros passos para implementação do currículo em seus territórios. Euba Reis, que é secretária executiva da Undime-RN e articuladora do regime de colaboração ressalta que a política de formação continuada é um mote importante para formação dos profissionais de educação. Para a professora, a continuidade das ações do currículo em 2020 precisa está diretamente ligada aos professores, que estão em sala de aula, que desta forma será possível obter ainda mais clareza e resultados positivos ao Rio Grande do Norte.