Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Mais de mil profissionais da educação do RN participam da formação continuada do Documento Curricular

Todas as notícias Categorias

20/09/2019 Undime RN

Mais de mil profissionais da educação do RN participam da formação continuada do Documento Curricular

O documento regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas. Professores devem implementar as práticas a partir de 2020. 

O Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte – Educação Infantil e Ensino Fundamental foi construído de forma democrática e participativa, reunindo esforços em regime de colaboração entre as redes estadual e municipais para a construção de um currículo  atrelado à realidade potiguar.

Neste ano, com o regime de colaboração intensificado, a Secretaria Estadual de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte serão responsáveis por formar   diretamente 1.211 profissionais das redes públicas da educação básica.   Esses profissionais terão a missão de socializar o conteúdo com os professores do seu território. As formações presenciais e à distância tiveram início no mês de agosto e seguem até dezembro em quatro cidades polos, são elas: Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
 

De acordo com o presidente da Undime no RN e dirigente municipal de educação de Monte Alegre, Alexandre Soares, a implementação do Documento Curricular apresenta-se como uma oportunidade ímpar para a construção de uma política de Estado de formação continuada atrelada a demais ações do órgão central que promova o aprimoramento da atuação dos professores em sala de aula com vistas a impactar positivamente o processo educativo dos estudantes.

“As formações presenciais têm papel fundamental para uma implementação curricular que chegue efetivamente às salas de aula. Através de encontros periódicos presenciais, é possível proporcionar aos profissionais da educação de diferentes municípios o compartilhamento de boas práticas e desafios, valorizando as práticas do território, bem como contribuindo para o aprimoramento do trabalho na sala de aula”, afirma o professor Alexandre. 

Parceria institucional