Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Gestores do Rio Grane do Norte irão discutir regime de colaboração e os desafios para educação

Todas as notícias Categorias

21/02/2018 Undime RN

Gestores do Rio Grane do Norte irão discutir regime de colaboração e os desafios para educação

Gestores, técnicos em educação e prefeitos de todo o estado do Rio Grande do Norte, irão participar nos dias 08 e 09 de março do Seminário Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN). O encontro acontecerá em Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), que tem como tema: O Regime de Colaboração e os Desafios para a Gestão Educacional. 

O debate vem como eixo central, porque União, Estado e Municípios precisam dialogar e construir projetos, programas e planos de educação de forma horizontal, onde todos possam colaborar na construção da educação pública de qualidade que tanto se anseia.   

Segundo a presidente da Undime/RN e secretária municipal de educação no município de Ipanguaçu, a professora Jeane Dantas, é necessário que todos compreendam e cumpram as competências dos entre os federados, ação supletiva da União e regime de colaboração entre sistemas de ensino.  “Temos hoje muitos gestores novos nas prefeituras, prefeitos e secretários que precisam se integrar e construir um pacto pela educação, mas não são apenas eles, a união e os estados brasileiros precisam construir projetos e planos que venham de encontro a realidade. A elaboração de ações de forma vertical, se torna ineficaz. Educação precisa ser discutida e construída abertamente das bases”, enfatiza. 

A programação vai reunir profissionais que coordenam programas e projetos junto ao Ministério da Educação (MEC), além de outros parceiros. Entre os assuntos em pauta, estarão também:  A apresentação da documentação para autorização e funcionamento das escolas municipais, orientação para criação do Sistema Municipal de Educação;   Novo Sistema de Prestação de Contas do FNDE; Os Programas Educação Conectada e Mais Alfabetização; Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação; Construção do currículo a partir das competências da Base Nacional Comum Currículo (BNCC) e Rede de Acompanhamento dos Planos de Educação no RN. 

Jeane ressalta a importância de todos os gestores participarem, “É um momento importante onde iremos falar abertamente sobre a colaboração entre os governos, porque quando um município ganha, a educação brasileira se fortalece. E é importante que cada secretário mobilize seus prefeitos e prefeitas para estarem juntos conosco no segundo dia”, enfatiza a secretária, que estima reunir mais de 300 pessoas. 

As inscrições para os municípios no Seminário Estadual da Undime-RN, já estão abertas e seguem de 21 a 28 de fevereiro, no site www.rn.undime.org.br. Cada município poderá fazer até duas inscrições, a do secretário(a) e do técnico em educação.

O valor da inscrição por pessoa será de R$ 100,00 para os municípios adimplentes, no caso dos inadimplentes o valor será de R$ 150,00. No primeiro dia será servido o almoço e no segundo coffee break.   

 As instruções de como fazer as inscrições seguem abaixo, como também a programação. 

Faça a inscrição direto aqui

ORIENTAÇÃO SOBRE AS INSCRIÇÕES:

  1. Acesse o site: www.rn.undime.org.br;
  2. Na aba superior, clique em: ASSOCIADA(o);
  3. Você será direcionado para o ambiente do (a) secretário (a). Digite seu login e senha. Caso não disponha dos mesmos, nos solicite através do e-mail: undime.rn@gmail.com
  4. Ao fazer o login, você estará na sua página como gestor. Depois clique na aba superior em “EVENTOS”;
  5. Clique em “VER DETALHES”, em seguida “NOVA INSCRIÇÃO”;
  6. Preencha o formulário;
  7. Preenchido, confirme a sua inscrição;
  8. Agora gere o boleto, clicando em “PAGAR INSCRIÇÃO”;
  9. Preencha os dados finais e emita seu boleto bancário clicando em “FINALIZAR PAGAMENTO”; depois você será direcionado a outra página onde poderá fazer: “DOWNLOAD DO BOLETO BANCÁRIO”. Pronto, o boleto estará disponível para ser pago em qualquer agência bancária.
  10.  Esse mesmo procedimento deverá ser feito para uma nova inscrição.

 

PROGRAMAÇÃO - 08/03 QUINTA-FEIRA

HORÁRIO ATIVIDADE

07:30H ÀS 08H Credenciamento

08H Apresentação Cultural

08:20H Mesa de abertura do Seminário UNDIME RN

09H Palestra de abertura: A educação necessária para o mundo de hoje: Que mundo e que pessoas estamos construindo? (Lourdes Atié)

 

09:50H O Financiamento da Educação para o Regime de Colaboração (Carlos Eduardo Sanches).

10:20H Construção do currículo a partir das competências da Base Nacional Comum Currículo (BNCC) – (Cleuza Repulho, Andréa Carla e Jailma)

11:20H Novo Sistema de Prestação de Contas do FNDE (Júlio Cézar da Câmara Ribeiro Viana, Coordenador Geral de Programas Especiais – CGPES)

12H ÀS 13:30 Almoço

13:30H PETERN (Marino Azevedo, Subsecretário de educação do RN)

14:10H Programa Educação Conectada (Renilda Peres, coordenadora nacional do programa MEC)

14:50H Mais Alfabetização (Renilda Peres, coordenadora no MEC)

15:20H Apresentação da documentação para autorização e funcionamento das escolas municipais e orientação para criação do Sistema Municipal de Educação - ATP

15:40 Plataforma Conviva Educação

16:00H Apresentação da Proposta de Construção do Currículo no Estado do RN (Undime/Consed)

17:00H ENCERRAMENTO

 

PROGRAMAÇÃO - 09/03 – SEXTA

 

HORÁRIO ATIVIDADE

8H Apresentação cultural 

08:20H Mesa de debates: Regime de colaboração intergovernamental: - Undime RN (Jeane Dantas) - Undime Nacional (Alessio Costa) - Undime PB (Iolanda Barbosa da Silva) - Ministério da Educação – Secretaria de Articulação com os Municípios (Roberval Ângelo Furtado – Diretor SASE) - Secretária de Educação do RN (Cláudia Santa Rosa) - FEMURN (Benes Leocádio).

 

10:20H Coffee break

 

10:45H Rede de Acompanhamento dos Planos de Educação no RN (Jhonata Moreira Pereira, coordenador Geral de Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação – DICOPE.

11:10H Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação - (Luiza Catarina, coordenadora da rede do PCR)

12H Encerramento

 

*Essa programação pode sofrer alterações, ela é apenas um esboço da pauta a ser discutida no seminário.


Parceria institucional