Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Municípios participam de formação do Concurso de Desenho e Escrita

Todas as notícias Categorias

27/06/2018 Undime RN

Municípios participam de formação do Concurso de Desenho e Escrita

Coordenadores municipais do primeiro Concurso de Desenho e Escrita participaram nos dias 25 de junho na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Mossoró e no dia 27 de junho na Secretaria Estadual de Educação, em Natal da formação a cerca do concurso que pretende mobilizar cerca de 5 mil escolas, mais de 800 mil alunos do ensino fundamental e da modalidade Educação Jovens e Adultos.

Em Mossoró a formação foi ministrada pelo vice-coordenador do concurso Keyson Cunha, que abordou sobre o desenho e escrita como ferramenta pedagógica. Para ele o concurso nasce não apenas como mais uma atividade nos municípios, mas para propiciar a produção e conhecimento dos gêneros unido ao tema. “Temos duas coisas muitos importante nesse concurso, a discussão sobre direitos humanos – convidar a comunidade escolar a abordar a temática, como também estimular que os estudantes e seus professores não apenas produzam, mas reflitam a cerca do gênero que escrevem. É um momento do fazer pedagógico”, disse.

O auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte ainda contou com a participação do professor da UFERSA Alan Dantas, que é mestre em estudos da Linguagem - Linguística Aplicada pela UFRN, e que destacou a importância do reencantamento no uso dos gêneros durante sua apresentação.

Em Natal as atividades foram coordenadas pela professora, Enilda de Souza, especialista em formação de professores pela UERN que abordou a cerca do concurso, tendo ainda a participação do professor Anderson Menezes, que é licenciado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas e especialista em Leitura e produção de textos pela UFRN, que destacou o uso dos gêneros na sala de aula. 

Para Enilda Souza, a formação é um espaço para que os coordenadores entendam a fundo a importância do concurso como todo o processo que ocorrerá até a premiação. “São muitas cidades envolvidas, então é fundamental que todos estejam alinhados de todo o processo, das atividades nas salas de aula até o resultado do concurso”.

O Concurso de Desenho e Escrita é uma iniciativa da UNDIME-RN e conta com parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF-BRASIL), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-RN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão/Assu, FTD Educação, Café Santa Clara, Ágili Software, Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS) e a Seja Digital.

Assista como vai funcionar o concurso: https://youtu.be/WQBvXs6zZTk
Campanha do Concurso para TVs e mídias:  https://youtu.be/pWL4coP7I0c
Edital: http://www.desenhoescrita.com/


Parceria institucional