28/03/2018 Undime RN
Uma comitiva de 28 educadores participaram do início dessa semana em Brasília da primeira Formação do Programa de apoio para à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Infantil e Fundamental no Rio Grande do Norte.
O objetivo é orientar coordenadores, articuladores e redatores sobre os trabalhos em torno da BNCC, em que seus componentes curriculares serão constituídos em regime de colaboração entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e os municípios potiguares.
Segundo a secretária executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN), Euba Reis, que atua também como articuladora na implementação da Base no estado, os próximos passos dados pela comissão será de fundamental importância. “Os diálogos estabelecidos entre o estado e os municípios frente à realidade que vivemos é fundamental parar que os componentes curriculares sejam a cara e o futuro de uma educação de qualidade para os alunos potiguares”, enfatiza Euba.
Os trabalhos de implementação da BNCC no Rio Grande do Norte é coordenada pelas professoras Andreia Karla, indicada pela Undime-RN e a professora Jailma Carvalho, indicada pela Secretaria Estadual de Educação, que hoje atua como Coordenadora de Desenvolvimento Escolar do RN.
Para Andreia Karla o primeiro Encontro de formação de apoio à implementação da BNCC Educação Infantil e Ensino Fundamental foi importante porque alinhou as discussões, orientações para a (re) elaboração do Currículo no RN, “a Comissão de currículo do RN foi constituída por 28 pessoas que estiveram, de acordo com a etapa de ensino, reunidas planejando as próximas ações”, disse.
Além dos coordenadores estaduais participaram os articuladores, analistas de gestão e colaboração, redatores e coordenadores das etapas. Durante a programação que segue até hoje (28), a comitiva participaram de oficinas para a discussão sobre o currículo da educação infantil e do ensino fundamental, além disso, os grupos de trabalho foram divididos por componentes curriculares, tais como: linguagens; matemática; ciências humanas; ciências da natureza; ensino religioso; e educação infantil.
BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
Para conhecer e entender mais sobre a BNCC tem um portal com todo o material. Acesse www.basenacionalcomum.mec.gov.br e conheça mais.
Uma comitiva de 28 educadores participaram do início dessa semana em Brasília da primeira Formação do Programa de apoio para à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Infantil e Fundamental no Rio Grande do Norte. O objetivo é orientar coordenadores, articuladores e redatores sobre os trabalhos em torno da BNCC, em que seus componentes curriculares serão constituídos em regime de colaboração entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e os municípios potiguares. Segundo a secretária executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN), Euba Reis, que atua também como articuladora na implementação da Base no estado, os próximos passos dados pela comissão será de fundamental importância. “Os diálogos estabelecidos entre o estado e os municípios frente à realidade que vivemos é fundamental parar que os componentes curriculares sejam a cara e o futuro de uma educação de qualidade para os alunos potiguares”, enfatiza Euba. Os trabalhos de implementação da BNCC no Rio Grande do Norte é coordenada pelas professoras Andreia Karla, indicada pela Undime-RN e a professora Jailma Carvalho, indicada pela Secretaria Estadual de Educação, que hoje atua como Coordenadora de Desenvolvimento Escolar do RN. Para Andreia Karla o primeiro Encontro de formação de apoio à implementação da BNCC Educação Infantil e Ensino Fundamental foi importante porque alinhou as discussões, orientações para a (re) elaboração do Currículo no RN, “a Comissão de currículo do RN foi constituída por 28 pessoas que estiveram, de acordo com a etapa de ensino, reunidas planejando as próximas ações”, disse. Além dos coordenadores estaduais participaram os articuladores, analistas de gestão e colaboração, redatores e coordenadores das etapas. Durante a programação que segue até hoje (28), a comitiva participaram de oficinas para a discussão sobre o currículo da educação infantil e do ensino fundamental, além disso, os grupos de trabalho foram divididos por componentes curriculares, tais como: linguagens; matemática; ciências humanas; ciências da natureza; ensino religioso; e educação infantil. BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Para conhecer e entender mais sobre a BNCC tem um portal com todo o material. Acesse www.basenacionalcomum.mec.gov.br e conheça mais.