Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Notícia > Especialistas em educação debatem em seminário volume de trabalho dos docentes

Todas as notícias Categorias

09/06/2023Undime

Especialistas em educação debatem em seminário volume de trabalho dos docentes

Evento on-line organizado pelo Itaú Social avalia as distorções na jornada dos professores dos anos finais do ensino fundamental

 


O desafio da profissão docente é o tema do seminário “Volume de trabalho de professores das redes estaduais e municipais do Brasil”, que será realizado no dia 15 de junho, quarta-feira, às 14h30. O evento, que reúne especialistas da área para analisar os dados do relatório “Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental – estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras”, será transmitido gratuitamente no canal de YouTube do Itaú Social.

O levantamento faz um comparativo com a quantidade de trabalho exigido dos professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para os destaques do relatório, o seminário contará com a presença da especialista em Educação do Itaú Social, Juliana Yade, do diretor executivo da D³e (Dados para Um Debate Democrático na Educação), Antonio Bresolin, e da pesquisadora do departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, Gabriela Moriconi, que apresentarão a pesquisa no primeiro bloco.

Em um segundo bloco, o seminário receberá três convidados: Carlos Abicalil, ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e ex-deputado federal, Haroldo Rocha, ex-secretário estadual de educação do Espírito Santo, ex-secretário-executivo da educação do estado de São Paulo e atual coordenador do Profissão Docente e Gina Vieira Ponte, professora de anos finais do Distrito Federal, que debaterão o tema com a pesquisadora, Gabriela Moriconi.

Sobre o estudo

O estudo foi realizado pelo Itaú Social, Associação D3e (Dados para Um Debate Democrático na Educação) e Fundação Carlos Chagas. Foram selecionados dez estudos de caso em redes estaduais e municipais, visando compreender os fatores que explicam a grande distorção em relação à média de alunos por professor dos anos finais do ensino fundamental. As redes foram escolhidas, entre outras características, por terem médias maiores ou menores das registradas nacionalmente e por representarem estados e municípios de diferentes regiões do país.

Seminário “Volume de trabalho de professores das redes estaduais e municipais do Brasil”
Quando: 15 de junho, quinta-feira
Horário: 14h30
Transmissão: canal de YouTube do Itaú Social

Fonte: Assessoria de Comunicação do Itaú Social


Parceria institucional