Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de reunião do Grupo de Trabalho do MEC sobre o PNE

Todas as notícias Categorias

02/06/2023Undime

Undime participa de reunião do Grupo de Trabalho do MEC sobre o PNE

Grupo tem caráter propositivo e busca realizar diagnóstico para a elaboração do Plano Nacional de Educação para a próxima década


O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na quinta-feira, 1º de junho, a quarta reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para discutir as estratégias e diretrizes do novo Plano Nacional de Educação (PNE), decênio 2024-2034. Os membros do GT participaram de oficinas de sistematização dos macroproblemas já levantados anteriormente pelo Grupo. O encontro foi realizado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF). 

A Undime participou da reunião representada pelo vice-presidente da Undime Pernambuco e Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/ PE, Natanael José da Silva; Vivian Katherine Furh Melcop, assessora de políticas públicas educacionais da Undime; e pelo assessor de projetos da Undime, Vilmar Klemann.

O GT tem o objetivo de analisar os problemas da educação nacional para elaborar uma minuta de Projeto de Lei contendo diagnóstico, diretrizes, objetivo, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação para a próxima década.

Além da Undime, também participaram da oficina representantes de secretarias e autarquias vinculadas ao MEC: Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Secretaria de Educação Básica (SEB), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Secretaria de Ensino Superior (Sesu), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira?(Inep). Também participaram as comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Fórum Nacional de Educação (FNE) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).  

 

Fonte: MEC (com adaptações)

Foto: Undime


Parceria institucional