02/09/2024Undime
Durante o evento, foi lançado oficialmente um documento que vai auxiliar professores na aplicação das tecnologias digitais de maneira intencional e pedagógica em suas práticas
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e em parceria com a Undime e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), promoveu o seminário “Saberes Digitais Docentes: potencializando o uso de tecnologias digitais na educação básica”. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto. Na ocasião, foi lançado oficialmente o Referencial de Saberes Digitais Docentes, que vai auxiliar professores na aplicação das tecnologias digitais de maneira intencional e pedagógica em suas práticas.
Além disso, o seminário serviu para divulgar uma ferramenta de autodiagnóstico dos saberes digitais docentes para professores e o edital de chamamento de cursos para serem disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec), que vai aumentar e qualificar a oferta de cursos para professores nessa temática. O evento foi destinado a técnicos das secretarias de educação, secretários de educação, acadêmicos e membros da sociedade civil interessados no tema e pode ser conferido na íntegra por meio do canal do MEC no YouTube.
A Undime foi representada, na mesa de abertura, pelo presidente da seccional São Paulo e Região Sudeste, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP. Também participaram do evento, Leonardo Santa Cecília, DME de Catalão/GO e presidente da Região Centro-Oeste; Josevanda Franco, DME de Nossa Senhora do Socorro/SE, presidente da Região Nordeste e Undime/SE; a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista e coordenadores estaduais e regionais da PIEC/Enec.
Na abertura, Garcia destacou a importância das iniciativas de conectividade e lembrou que muitas escolas, especialmente em áreas rurais e remotas, ainda não têm acesso adequado à Internet de qualidade. E destacou que não há como protelar a implementação de políticas públicas que visem a integração efetiva e eficaz das tecnologias digitais ao currículo e prática pedagógica.
Também na abertura, a secretária da SEB, Kátia Schweickardt disse que “Não existe ensino de qualidade para os estudantes sem que exista uma formação adequada para os professores, que enfrentam dificuldades e condições de desigualdades grandes no Brasil. Por meio desse seminário e do referencial, poderemos não só trabalhar na superação desses problemas e no desenvolvimento de competências importantes para o contexto atual, mas também possibilitar a troca de saberes e experiências entre as partes.”
Para a diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB, Anita Stefani, a tecnologia precisa ser encaixada de maneira ampla e sistêmica na formação dos professores. “Apesar da complexidade do assunto, precisamos estar inseridos nas discussões do uso e da implementação da tecnologia na educação. Condições de acesso à conectividade de qualidade para as escolas e os alunos devem ser vistas como um direito, e a tecnologia precisa ser utilizada como uma ferramenta complementar”, declarou.
“É preciso pensar na educação na perspectiva dos desafios que enfrentamos nos novos tempos”, explicou o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival José Martins. “Aprender é importante, mas é fundamental refletir sobre o está sendo ensinado e quais ferramentas são utilizadas para isso. Por isso, a formação precisa ser contínua e permanente, sempre adaptada aos contextos e realidades de cada região.”
Além da Undime, participaram do seminário o líder do Grupo de Trabalho de Tecnologia do Consed e secretário de Educação do Paraná, Roni Vieira; a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica, Ana Dal Fabbro; a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica, Lucianna Magri; a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias; o professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Daniel Mill; a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gabriela Gambi; o gerente-geral de Inovação da Secretaria Municipal de Educação do Recife, Marcelo Dantas; o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Oliveira; e a professora da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Raquel Regina Zmorzenski.
Programação
Além da mesa de abertura e dos lançamentos das ações do MEC, o evento contou com dois painéis. O primeiro teve como foco as melhores maneiras de formar professores para desenvolverem os saberes digitais de forma eficaz. Já o segundo, buscou pensar nos caminhos para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes, trazendo como exemplo as experiências da Secretaria Municipal de Educação do Recife, do Instituto Anísio Teixeira do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
No dia 30, como uma ação formativa que deu continuidade ao evento, foi realizado o "Workshop: Saberes Digitais Docentes e Implementação do Currículo de Educação Digital". O workshop foi uma agenda interna aberta apenas para convidados.
Fonte: MEC com adaptações
Fotos: Undime
Durante o evento, foi lançado oficialmente um documento que vai auxiliar professores na aplicação das tecnologias digitais de maneira intencional e pedagógica em suas práticas O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e em parceria com a Undime e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), promoveu o seminário “Saberes Digitais Docentes: potencializando o uso de tecnologias digitais na educação básica”. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto. Na ocasião, foi lançado oficialmente o Referencial de Saberes Digitais Docentes, que vai auxiliar professores na aplicação das tecnologias digitais de maneira intencional e pedagógica em suas práticas. Além disso, o seminário serviu para divulgar uma ferramenta de autodiagnóstico dos saberes digitais docentes para professores e o edital de chamamento de cursos para serem disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec), que vai aumentar e qualificar a oferta de cursos para professores nessa temática. O evento foi destinado a técnicos das secretarias de educação, secretários de educação, acadêmicos e membros da sociedade civil interessados no tema e pode ser conferido na íntegra por meio do canal do MEC no YouTube. A Undime foi representada, na mesa de abertura, pelo presidente da seccional São Paulo e Região Sudeste, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP. Também participaram do evento, Leonardo Santa Cecília, DME de Catalão/GO e presidente da Região Centro-Oeste; Josevanda Franco, DME de Nossa Senhora do Socorro/SE, presidente da Região Nordeste e Undime/SE; a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista e coordenadores estaduais e regionais da PIEC/Enec. Na abertura, Garcia destacou a importância das iniciativas de conectividade e lembrou que muitas escolas, especialmente em áreas rurais e remotas, ainda não têm acesso adequado à Internet de qualidade. E destacou que não há como protelar a implementação de políticas públicas que visem a integração efetiva e eficaz das tecnologias digitais ao currículo e prática pedagógica. Também na abertura, a secretária da SEB, Kátia Schweickardt disse que “Não existe ensino de qualidade para os estudantes sem que exista uma formação adequada para os professores, que enfrentam dificuldades e condições de desigualdades grandes no Brasil. Por meio desse seminário e do referencial, poderemos não só trabalhar na superação desses problemas e no desenvolvimento de competências importantes para o contexto atual, mas também possibilitar a troca de saberes e experiências entre as partes.” Para a diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB, Anita Stefani, a tecnologia precisa ser encaixada de maneira ampla e sistêmica na formação dos professores. “Apesar da complexidade do assunto, precisamos estar inseridos nas discussões do uso e da implementação da tecnologia na educação. Condições de acesso à conectividade de qualidade para as escolas e os alunos devem ser vistas como um direito, e a tecnologia precisa ser utilizada como uma ferramenta complementar”, declarou. “É preciso pensar na educação na perspectiva dos desafios que enfrentamos nos novos tempos”, explicou o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival José Martins. “Aprender é importante, mas é fundamental refletir sobre o está sendo ensinado e quais ferramentas são utilizadas para isso. Por isso, a formação precisa ser contínua e permanente, sempre adaptada aos contextos e realidades de cada região.” Além da Undime, participaram do seminário o líder do Grupo de Trabalho de Tecnologia do Consed e secretário de Educação do Paraná, Roni Vieira; a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica, Ana Dal Fabbro; a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica, Lucianna Magri; a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias; o professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Daniel Mill; a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gabriela Gambi; o gerente-geral de Inovação da Secretaria Municipal de Educação do Recife, Marcelo Dantas; o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Oliveira; e a professora da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Raquel Regina Zmorzenski. Programação Além da mesa de abertura e dos lançamentos das ações do MEC, o evento contou com dois painéis. O primeiro teve como foco as melhores maneiras de formar professores para desenvolverem os saberes digitais de forma eficaz. Já o segundo, buscou pensar nos caminhos para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes, trazendo como exemplo as experiências da Secretaria Municipal de Educação do Recife, do Instituto Anísio Teixeira do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. No dia 30, como uma ação formativa que deu continuidade ao evento, foi realizado o "Workshop: Saberes Digitais Docentes e Implementação do Currículo de Educação Digital". O workshop foi uma agenda interna aberta apenas para convidados. Fonte: MEC com adaptaçõesFotos: Undime