Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Capes: programas para formação de professores começam atividades

Todas as notícias Categorias

02/10/2020Undime

Capes: programas para formação de professores começam atividades

Dos 500 projetos selecionados para os programas Residência Pedagógica e de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 359 começarão a ser executados em outubro

A partir de outubro, 500 projetos começarão a ser executados nos Programas Residência Pedagógica e de Bolsas de Iniciação à Docência.

Em outubro, 187 instituições de ensino superior (IES) darão início às atividades do Programa Residência Pedagógica e 172  ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ambos são oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e respondem pela distribuição de 60 mil bolsas. Conforme o cronograma previsto, alguns dos 359 projetos poderão se iniciar em novembro. As datas foram escolhidas pelos coordenadores institucionais.

Em agosto, a Capes publicou a Portaria nº 114/2020 que prorrogava o cronograma previsto nos editais 01/2020 e 02/2020. A alteração foi necessária devido à pandemia de COVID-19, que interferiu nas rotinas de trabalho das secretarias de Educação, escolas e IES.

Para Benedito Aguiar, presidente da Capes, a medida é importante para “garantir a concessão de todas as bolsas e resguardar a execução dos trabalhos com segurança, sem que haja prejuízo a quaisquer dos envolvidos”.

As primeiras instituições têm de 01 a 16 deste mês para começarem seus trabalhos. Até 16 de novembro, os 500 projetos selecionados estarão em execução. Todas tiveram a opção de realizar atividades remotas, enquanto persistir a situação de emergência pública. O início determina a vigência de 18 meses dos projetos institucionais, que farão jus às respectivas cotas previstas.

Programas

PIBID oferece aos estudantes que estão na primeira metade do curso de licenciatura aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. Já no Residência Pedagógica, uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, os licenciandos da segunda metade do curso têm a oportunidade de imersão na realidade escolar pública.

Fonte/ Foto: Capes  

https://bit.ly/34j5xJd 


Parceria institucional