Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Polo oferece curso gratuito para professores da rede pública sobre estratégias de avaliação formativa com os estudantes

Todas as notícias Categorias

03/08/2023Undime

Polo oferece curso gratuito para professores da rede pública sobre estratégias de avaliação formativa com os estudantes

Iniciativa, disponibilizada no ambiente de formação do Itaú Social, considera o olhar para cada um e para toda turma de estudantes. Avaliações convencionais que consideram notas podem impactar o comportamento e a autoestima dos estudantes, comenta especialista. Inscrições podem ser feitas até 27 de agosto




(Foto: André Seiti/Divulgação)

No momento em que o debate público se volta para os desafios relacionados ao trabalho dos professores no Brasil, o curso “Avaliação Formativa na Prática” representa uma oportunidade para capacitar os profissionais em todo o país, de forma online, gratuita e autoformativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de agosto no site do Polo, ambiente de formação do Itaú Social. 

As avaliações processuais são consagradas pelo potencial de tornar os alunos mais comunicativos, responsáveis e criativos. “É um método que deixa de priorizar os sistemas baseados em notas e ajuda os professores a identificar conceitos que os estudantes têm maior dificuldade de entender, além de habilidades que não conseguem desenvolver tão bem ou padrões de aprendizagem que ainda não foram atingidos”, explica Cláudia Petri, coordenadora de soluções educacionais do Itaú Social.

De maneira prática, os conteúdos oferecidos na formação possibilitam o desenvolvimento e a aplicação de estratégias para o educador realizar seu planejamento pedagógico, reconhecendo e considerando a heterogeneidade de níveis e ritmos de aprendizagem, a complexidade da sala de aula, as necessidades curriculares e as expectativas de aprendizagem para cada estudante. A partir do curso, os participantes serão capazes de usar técnicas como as rubricas avaliativas para diferenciar e cuidar do progresso de cada aluno, levando em conta todas as dimensões do desenvolvimento (afetiva, emocional, organizacional e cognitiva). Ao mesmo tempo, estarão aptos a fortalecer os vínculos com as turmas em que atuam e acompanhar as trajetórias das aprendizagens.

Para a coordenadora do Itaú Social, as avaliações convencionais que levam em conta as notas podem influenciar de maneira negativa os estudantes com alguma dificuldade com determinada disciplina. “Ao atribuir um número ao aprendizado da criança conforme sua prova ou trabalho, corre-se o risco de se criar, de forma involuntária, um ranking que mede o nível de conhecimento da criança. Nessa relação, os alunos com as menores notas, independentemente do motivo, podem sentir-se culpados pelo mau desempenho, impactando de forma negativa o emocional e a autoestima”.

A partir dessa nova proposta de sistema de avaliação, a expectativa é que os estudantes sejam avaliados de forma mais compreensiva, possibilitando um maior acolhimento das crianças e adolescentes.

Sobre o conteúdo

A formação, realizada em parceria com a Sincroniza Educação e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), também permite que professores e pedagogos criem atividades para que os alunos tomem consciência de como aprendem – ou seja, para que se sintam capazes de aprender a aprender – e participem de processos colaborativos nos quais poderão contribuir para o desenvolvimento dos colegas. 

Toda a estrutura é pensada para proporcionar um ambiente dinâmico e eficiente para a participação e interação dos profissionais. O curso ainda habilita o público a:

- Incorporar a avaliação formativa como estratégia para refletir sobre a própria prática; 

- Explorar as possibilidades de uso das técnicas vigentes na escola e na rede, integrando-as a avaliações diagnósticas e somativas externas e considerando processos coletivos de mudança de cultura; 

Sobre o Polo

O Polo oferece mais de 60 cursos gratuitos e certificados. Também disponibiliza um acervo com 260 arquivos de conteúdos referentes à educação pública. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas do setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação. Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.

Fonte: Itaú Social


Parceria institucional