Você está aqui: Página Inicial > Notícia > MEC busca professores para banco de avaliadores do PNLD

Todas as notícias Categorias

04/11/2025Undime

MEC busca professores para banco de avaliadores do PNLD

Banco de Avaliadores do programa é escolhido por uma comissão técnica, que leva em conta a formação acadêmica, o Currículo Lattes, o perfil para a atuação no trabalho e a diversidade nacional

 

(Foto: Isabelle Araújo/MEC)

 

Para garantir a qualidade dos livros e dos materiais escolares fornecidos às escolas públicas de todo o país, o Ministério da Educação (MEC) abriu o cadastro para o Banco de Avaliadores do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Para participar, é preciso ter curso superior de licenciatura plena ou magistério reconhecido pelo MEC. Outro requisito é realizar o curso PNLD Básico: trajetória essencial do processo de avaliação pedagógica na plataforma PNLD Formação.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada durante todo o ano na Plataforma de Avaliação Pedagógica. Basta se cadastrar uma única vez no banco de dados para estar apto a participar das avaliações dos livros, realizadas por meio de editais e de forma cíclica. Os avaliadores não são selecionados pelo MEC, mas por uma comissão técnica instituída para supervisionar a avaliação pedagógica. Essa comissão tem autonomia de escolha a partir das pessoas cadastradas no banco de dados. A seleção considera a formação acadêmica, o perfil para a atuação no trabalho que será desenvolvido, a análise do Currículo Lattes e a diversidade nacional.

Nem todos os profissionais cadastrados serão selecionados. No entanto, à medida que houver necessidade, novas pessoas serão incluídas no processo. Além disso, não há divulgação dos escolhidos por se tratar de um processo sigiloso. O profissional selecionado receberá um e-mail com o convite para a atuação.

Antes de as obras chegarem às escolas, elas passam por uma rigorosa avaliação pedagógica e somente as obras aprovadas são disponibilizadas no Guia do PNLD Digital para a escolha das escolas. O PNLD atende às etapas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, nas modalidades de educação de jovens e adultos (EJA), educação escolar indígena, educação do campo, da educação quilombola e educação especial, com disponibilização de obras didáticas, literárias e de apoio à prática educativa.

PNLD – O Programa Nacional do Livro e do Material Didático é a política pública educacional brasileira mais antiga, criada em 1937, e tem a finalidade de avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, para escolas públicas, contribuindo significativamente para a formação educacional dos brasileiros.

Com a edição do Decreto nº 12.021, de maio de 2024, o programa foi expandido também para abastecer bibliotecas públicas e comunitárias de todo o país. O MEC, em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publica editais referentes aos processos de aquisição de materiais didáticos para o atendimento das etapas da educação básica, de forma alternada.

 

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/novembro/mec-busca-professores-para-banco-de-avaliadores-do-pnld 


Parceria institucional