22/10/2021Undime
Na Educação Infantil, os materiais têm o importante papel de apoiar o planejamento do cotidiano, trazendo referências e inspirando reflexões sobre a prática. Na seleção das obras, é importante considerar o alinhamento aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC para esta etapa, bem como o trabalho por meio dos Campos de experiências e a diversidade de territórios.
Para apoiar o trabalho de professores e gestores, o Movimento pela Base, junto à Undime e à Escola de Educadores, está organizando uma curadoria de materiais, organizadas por listas temáticas, que abordam diferentes aspectos da proposta da BNCC para a Educação Infantil. Essas listas foram consolidadas em um volume único, que está disponível aqui.
Veja cada uma das listas publicada por tema:
1) Professor: parceiro, mediador e pesquisador
2) Eixos das práticas pedagógicas: Interações e brincadeiras
3) Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Brincar, explorar, expressar, conviver, participar, conhecer-se
4) Campos de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação
5) Campos de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
6) Campos de experiências: Traços, sons, cores e formas
7) Campos de experiências: Corpo, gestos e movimentos
8) Campos de experiências: O eu, o outro e o nós
Os materiais foram selecionados a partir dos critérios estabelecidos no documento produzido em parceria com o Instituto Reúna para apoiar a análise das Obras do PNLD 2022 da Educação Infantil. As obras são apresentadas por meio de fichas técnicas, que trazem detalhes sobre a organização da cada publicação, sugestões de uso e pontos que destacam a relação entre os materiais e a BNCC.
Fonte: Movimento pela Base
(Atualizado em 10/02/2022)
Na Educação Infantil, os materiais têm o importante papel de apoiar o planejamento do cotidiano, trazendo referências e inspirando reflexões sobre a prática. Na seleção das obras, é importante considerar o alinhamento aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC para esta etapa, bem como o trabalho por meio dos Campos de experiências e a diversidade de territórios. Para apoiar o trabalho de professores e gestores, o Movimento pela Base, junto à Undime e à Escola de Educadores, está organizando uma curadoria de materiais, organizadas por listas temáticas, que abordam diferentes aspectos da proposta da BNCC para a Educação Infantil. Essas listas foram consolidadas em um volume único, que está disponível aqui. Veja cada uma das listas publicada por tema: 1) Professor: parceiro, mediador e pesquisador2) Eixos das práticas pedagógicas: Interações e brincadeiras 3) Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Brincar, explorar, expressar, conviver, participar, conhecer-se 4) Campos de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação 5) Campos de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 6) Campos de experiências: Traços, sons, cores e formas 7) Campos de experiências: Corpo, gestos e movimentos8) Campos de experiências: O eu, o outro e o nós Os materiais foram selecionados a partir dos critérios estabelecidos no documento produzido em parceria com o Instituto Reúna para apoiar a análise das Obras do PNLD 2022 da Educação Infantil. As obras são apresentadas por meio de fichas técnicas, que trazem detalhes sobre a organização da cada publicação, sugestões de uso e pontos que destacam a relação entre os materiais e a BNCC. Fonte: Movimento pela Base https://observatorio.movimentopelabase.org.br/educacao-infantil-materiais-para-apoiar-professores-e-gestores/ (Atualizado em 10/02/2022)