Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > II Encontro Interestadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccionais Sergipe e Alagoas, é aberto em Aracaju

Todas as notícias Categorias

05/12/2023Undime

II Encontro Interestadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccionais Sergipe e Alagoas, é aberto em Aracaju

 

 

O II Encontro Interestadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccionais Sergipe e Alagoas, foi aberto nesta terça-feira, 5, em Aracaju (SE), contando a participação de um grande público, em torno do tema “Gestão Educacional para a Equidade: compromisso com a implementação de Políticas Educacionais antirracistas, inclusiva e integral”. O evento prossegue até esta quarta-feira, 6, no Arcus Hotel, na orla da praia de Atalaia, reunindo Dirigentes Municipais de Educação, técnicos e especialistas dos dois estados e da Bahia.

Na frente de abertura do evento, a presidente da Undime/ SE e Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, profa. Josevanda Franco, ressaltou a dimensão do encontro em reunir mais de 300 inscritos dos três estados, na perspectiva de dialogarem em torno de importantes temáticas que devem compor as jornadas pedagógicas das redes municipais em 2024.

“É de suma importância lançarmos temáticas, como a educação inclusiva, educação para as relações étnico raciais, a avaliação e a recomposição das aprendizagens. Estamos extremamente felizes em receber secretários e técnicos municipais e tudo que será discutido fortalecerá a educação do país”, destacou.

A abertura do evento trouxe a performance do artista popular sergipano César Leite e a boneca Genoveva, além de uma homenagem ao ex-presidente da Undime AL e Regional Nordeste, professor Carlos Rubens de Araújo.

Para o presidente da Undime AL e Dirigente Municipal de Feliz Deserto, Djalma Barros, eventos interestaduais promovem intercâmbio de saberes e, por consequência, tende a fortalecer a educação nacional. “A gente está aqui com uma comitiva de Alagoas por entendermos que o intercâmbio entre estados só tem a fortalecer a educação nacional. Tenho certeza que a presidência da Undime Nordeste vai integrar mais estados”, adiantou, já que a presidente Josevanda Franco anunciou a realização do Encontro Regional Nordeste a ser realizado em Sergipe, em 2024, convergindo para Sergipe mais de 1200 Dirigentes Municipais de Educação.

Estão na pauta temáticas como o regime de colaboração entre Estado e Municípios, a escola na perspectiva étnico-raciais, a educação especial na perspectiva da inclusão, o papel dos órgãos de controle externo na garantia de equidade na educação, a dinâmica do currículo e o processo da recomposição da aprendizagem e avaliação no processo de recomposição da aprendizagem.

O presidente da Undime BA e Dirigente Municipal de Aratuípe, Anderson Passos, disse que reunir técnicos entre estados é de uma importância valiosa, até porque, segundo ele, são trabalhos que devem ser fortalecidos e que derrubam murros e constroem pontes, principalmente, dentro de uma entidade que trabalha pela educação brasileira. “Mostra o empoderamento que o Nordeste tem enquanto estrutura institucional. Mostra que a união entre as seccionais em regime de colaboração e intersetorial são importantes O que está acontecendo aqui é um exemplo para todo o país”, avaliou.

Participaram da mesa de abertura, além dos presidentes das três seccionais – Josevanda Franco (Sergipe e Regional Nordeste), Djalma Barros (Alagoas) e Anderson Passos (Bahia) – o secretário executivo da Educação Estadual de Sergipe, Marcel Resende; o procurador-geral do Ministério Público de Contas e presidente do Pacto pela Educação, José Augusto Bandeira de Mello, o presidente da Uncme Nacional, Manoel Humberto Gonzaga; a presidente do Fórum Estadual de Educação, Chistiane Almeida; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Renir Damasceno.

Fonte e foto: Undime Sergipe


Parceria institucional