06/10/2023Undime
Evento reúne ministros e secretários da Educação do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e México; Undime está representada pelo presidente nacional Alessio Costa Lima e pela presidente da Undime Paraná e coordenadora do GT de Alfabetização, Marcia Baldini
Foto: Undime
Representantes da Undime estão em Mendoza, na Argentina, para participar da 2ª Edição do Congresso Internacional de Alfabetização, Leitura e Escrita, que começou nessa quinta-feira, 5 de outubro, e vai até o próximo sábado, 7 de outubro, no âmbito do Encontro da Comunidade de Ministros e Secretários de Educação da América Latina (Comunidade Araucária).
A instituição está representada pelo presidente nacional Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e pela coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime e presidente da Undime Paraná, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR.
O objetivo do evento é estabelecer um espaço de diálogo e troca de ideias sobre o desenvolvimento de políticas de alfabetização, suas repercussões nos sistemas educacionais da região e a importância da gestão de evidências no contexto de complexidade atual.
Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza
O encontro reúne ministros e secretários de educação, entre eles, a secretária Executiva do Ministério de Educação do Brasil, Maria Izolda Cela de Arruda; do ministro de Educação do Paraguai, Luis Fernando Ramírez; o ex-ministro da Educação de Portugal, Nuno Crato; do secretário de Educação de Guanajuato, Jorge Enrique Hernández; da ministra da Educação do Equador, Maria Brown; do ministro da Educação de Misiones, na Argentina, Miguel Sedoff; do subsecretário de Educação de Honduras, Jaime Atilio Rodríguez; além de secretários e representantes de diversos países.
A programação conta com momentos de formação, visitas a instituições educacionais de destaque e a oportunidade de conhecer e fortalecer laços em nível global. A coordenadora do GT de Alfabetização da Undime, Marcia Baldini, participou de painel sobre os progressos e desafios na política de alfabetização em seus contextos, junto ao Ministro da Educação do Paraguai, Luis Fernando Ramírez e Aaron Aurelio Grageda Bustamante, secretário de Educação e Cultura de Sonora, México.
Foto: Undime
Para Marcia, foi muito importante participar do painel e poder ouvir a experiência de outros países. “Apresentei a experiência do Brasil, e expliquei o que é a Undime e o que significa essa grande instituição. Também falei um pouco do processo de alfabetização, formação de professores e o regime de colaboração. Por meio dos relatos, percebemos que existe uma responsabilidade com a alfabetização e um monitoramento constante desta fase, em determinados países, com a retomada da prática docente e das políticas públicas, enquanto aqui, no Brasil, ainda estamos 'engatinhando' nessa questão”, explica.
Em entrevista para a Comunidade Araucaria, que reúne ministros e secretários da Educação do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e México, para compartilhar seus desafios e construir uma agenda comum, o presidente da Undime destacou a importância, inicialmente, da decisão política das autoridades dos governos, para o reconhecimento da prioridade que deve ser dada no combate ao analfabetismo escolar.
Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza
“Não se pode naturalizar ser aceitável que quase 60% das crianças no Brasil cheguem ao término do 2° ano sem saber ler ou escrever. A indignação coletiva de governos e sociedade com esses baixos indicadores de desempenho é o ponto de partida para construção de um esforço conjunto para reverter essa situação. Na sequência é imperativo o planejamento e a implementação de políticas de alfabetização, em regime de colaboração que contemplem: a formação continuada em métodos de alfabetização para professores e gestores; a aquisição de material didático específico para alfabetização, acompanhamento sistematizado das práticas docentes e a realização sistemática de avaliações, tanto formativas como somáticas, para apoiar os professores no processo de alfabetização das crianças”, destacou Alessio.
Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza
Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza
Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza
Fonte: Undime
Evento reúne ministros e secretários da Educação do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e México; Undime está representada pelo presidente nacional Alessio Costa Lima e pela presidente da Undime Paraná e coordenadora do GT de Alfabetização, Marcia Baldini Foto: Undime Representantes da Undime estão em Mendoza, na Argentina, para participar da 2ª Edição do Congresso Internacional de Alfabetização, Leitura e Escrita, que começou nessa quinta-feira, 5 de outubro, e vai até o próximo sábado, 7 de outubro, no âmbito do Encontro da Comunidade de Ministros e Secretários de Educação da América Latina (Comunidade Araucária). A instituição está representada pelo presidente nacional Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e pela coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime e presidente da Undime Paraná, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR. O objetivo do evento é estabelecer um espaço de diálogo e troca de ideias sobre o desenvolvimento de políticas de alfabetização, suas repercussões nos sistemas educacionais da região e a importância da gestão de evidências no contexto de complexidade atual. Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza O encontro reúne ministros e secretários de educação, entre eles, a secretária Executiva do Ministério de Educação do Brasil, Maria Izolda Cela de Arruda; do ministro de Educação do Paraguai, Luis Fernando Ramírez; o ex-ministro da Educação de Portugal, Nuno Crato; do secretário de Educação de Guanajuato, Jorge Enrique Hernández; da ministra da Educação do Equador, Maria Brown; do ministro da Educação de Misiones, na Argentina, Miguel Sedoff; do subsecretário de Educação de Honduras, Jaime Atilio Rodríguez; além de secretários e representantes de diversos países. A programação conta com momentos de formação, visitas a instituições educacionais de destaque e a oportunidade de conhecer e fortalecer laços em nível global. A coordenadora do GT de Alfabetização da Undime, Marcia Baldini, participou de painel sobre os progressos e desafios na política de alfabetização em seus contextos, junto ao Ministro da Educação do Paraguai, Luis Fernando Ramírez e Aaron Aurelio Grageda Bustamante, secretário de Educação e Cultura de Sonora, México. Foto: Undime Para Marcia, foi muito importante participar do painel e poder ouvir a experiência de outros países. “Apresentei a experiência do Brasil, e expliquei o que é a Undime e o que significa essa grande instituição. Também falei um pouco do processo de alfabetização, formação de professores e o regime de colaboração. Por meio dos relatos, percebemos que existe uma responsabilidade com a alfabetização e um monitoramento constante desta fase, em determinados países, com a retomada da prática docente e das políticas públicas, enquanto aqui, no Brasil, ainda estamos 'engatinhando' nessa questão”, explica. Em entrevista para a Comunidade Araucaria, que reúne ministros e secretários da Educação do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e México, para compartilhar seus desafios e construir uma agenda comum, o presidente da Undime destacou a importância, inicialmente, da decisão política das autoridades dos governos, para o reconhecimento da prioridade que deve ser dada no combate ao analfabetismo escolar. Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza “Não se pode naturalizar ser aceitável que quase 60% das crianças no Brasil cheguem ao término do 2° ano sem saber ler ou escrever. A indignação coletiva de governos e sociedade com esses baixos indicadores de desempenho é o ponto de partida para construção de um esforço conjunto para reverter essa situação. Na sequência é imperativo o planejamento e a implementação de políticas de alfabetização, em regime de colaboração que contemplem: a formação continuada em métodos de alfabetização para professores e gestores; a aquisição de material didático específico para alfabetização, acompanhamento sistematizado das práticas docentes e a realização sistemática de avaliações, tanto formativas como somáticas, para apoiar os professores no processo de alfabetização das crianças”, destacou Alessio. Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza Foto: Direccion General de Escuelas de Mendoza Fonte: Undime