Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Presidente da Undime participa do lançamento da Estratégia BIM FNDE

Todas as notícias Categorias

06/12/2023Undime

Presidente da Undime participa do lançamento da Estratégia BIM FNDE

Iniciativa intitulada Building Information Modelling (em português, Modelagem da Informação da Construção) tem o objetivo de promover avanços na gestão e execução das obras na área da educação

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou o evento de lançamento da Estratégia BIM (Building Information Modelling), nesta quarta-feira, 6 de dezembro, em Brasília. Com a iniciativa, a autarquia busca modernizar e aprimorar o planejamento, construção e manutenção dos espaços educacionais, utilizando tecnologias integradas que potencializam a eficiência, transparência e qualidade dos ativos construídos.

O ​​​​​​​evento teve a participação do presidente da Undime, Alessio Costa Lima; da diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (Digap) do FNDE, Flávia Schmidt; da coordenadora-Geral da Indústria da Construção Civil e da Moda do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Thaise Pereira Pessoa Dutra; do coordenador Executivo da Frente Parlamentar do BIM, Washington Luke; e da Diretora executiva do Bim Fórum Brasil, Raquel Ribeiro. A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba participou remotamente.  

Durante a solenidade, Alessio parabenizou o FNDE pela decisão de promover a modernização na construção das obras. “Tudo aquilo que vier melhorar a eficiência e efetividade dos resultados, no que tange as obras públicas, é bem-vindo, sobretudo considerando que a Undime representa os 5.568 Dirigentes Municipais de Educação e que a maioria das obras encontram-se na esfera municipal. Entendemos que a otimização de recursos, esforços a fim de alcançar melhores resultados para as nossas redes públicas de ensino será muito benéfico”, comentou.

A Estratégia BIM FNDE tem a finalidade de contribuir na redução dos erros de compatibilidades, otimização dos prazos, maior confiabilidade nos projetos, além de processos mais precisos de planejamento e controle das obras. Essa abordagem também impulsiona o aumento da produtividade, ao mesmo tempo em que contribui para a diminuição dos custos e riscos envolvidos, resultando em economia dos recursos utilizados.

Para a diretora do FNDE, Flávia Schmidt, a iniciativa revela a dimensão do trabalho da autarquia para incorporar inovações e implementá-las junto à política educacional dando apoio às obras educacionais dos municípios e estados. “O FNDE tem esse importante papel de de indução de melhores práticas de forma acessível”, explicou.

Sobre a Estratégia BIM no FNDE

A Estratégia BIM no FNDE representa um avanço na gestão e execução das obras na área da educação. Ela tem como finalidade apoiar a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM – Estratégia BIM-BR – promovendo um ambiente indutor no uso desta metodologia por meio das obras geridas pela autarquia, bem como ser referência na implementação do BIM na administração pública.

Resultados Esperados

- Elevar a maturidade BIM dos gestores e técnicos dos entes federativos e da equipe técnica do FNDE;
- Aumentar a acurácia dos projetos de forma a proporcionar maior confiabilidade no cronograma e orçamento da obra;
- Acelerar o processo de análise de solicitações de apoio técnico e financeiro para construção, ampliação e reformas de infraestrutura educacional apoiadas pela autarquia;
- Contribuir para o aprimoramento da transparência dos processos licitatórios;
- Subsidiar gestores de contratos dos entes federativos no processo de fiscalização das obras;
- Proporcionar confiabilidade e transparência no monitoramento das obras e controle dos recursos públicos empregados;
- Acelerar o processo de análise de cumprimento do objeto pactuado com o FNDE.

 

Fonte: Undime, com informações do FNDE


Parceria institucional