Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime/RN e Instituições da Educação firmam parceria para vinculação de conteúdo a estudantes de todo o RN

Todas as notícias Categorias

07/04/2020 Undime RN

Undime/RN e Instituições da Educação firmam parceria para vinculação de conteúdo a estudantes de todo o RN

Redes Públicas e Privadas serão beneficiadas com aulas na TV e na Internet. Atualmente mais de 1 milhão de alunos estão sem aulas. Com ação, mais 850 mil serão beneficiados com o termo de cooperação.

Com a proliferação da Covid-19 (novo Coronavírus), professores(as) e estudantes tiverem que paralisar as atividades nas mais de 3.485 unidades de ensino, atingindo mais de 1 milhão de alunos e 34 mil professores e professoras. 

Buscando minimizar os prejuízos causados pelo isolamento social e em conformidade com novo Decreto nº 29.583 do Governo do Estado, em que prorrogou até o dia 23 de abril a suspensão das aulas em todo território potiguar, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RN), a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e Sindicato das Escolas Particulares do RN – (SINEPE/RN) firmaram parceria na manhã de hoje(07) com a Fundação Djalma Maranhão, por meio do Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Deputado Ezequiel Ferreira. 

O termo de cooperação buscará levar por meio da TV Assembleia 3 horas de conteúdo diariamente de aulas para os estudantes da Educação Básica, anos iniciais, finais e Ensino Médio das redes públicas e privadas. O conteúdo a ser exibido está passando por curadoria de profissionais da UNDIME/RN, SEEC e SINEPE/RN.

Segundo o presidente da Undime-RN, Alexandre Soares Gomes, o momento atípico requer que as instituições unam forças para que neste período seja oferecido aos estudantes ferramentas para continuidade do percurso educacional. “Sabemos do enorme desafio que temos e sim, compreendemos que neste momento precisamos também garantir a universalização da educação, e trabalharemos para isso oferecendo o conteúdo não apenas na TV pública, mas nos canais digitais para que esse aluno reveja as aulas também”, considerou Alexandre.

No dia 05 de abril foi publicado no Diário Oficial do Estado a Instrução Normativa nº 01/2020 – Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (CEE)/SEEC – RN, que dispõe sobre regime excepcional e transitório de atividades escolares não presenciais nas instituições de ensino integrantes do Sistema Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, atendendo às decisões de isolamento social definidas pelo Governo do Estado, com fim de evitar e combater o avanço da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19). 

Alexandre explica que será mantido a regra dos textos da LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) vigentes, nos quais não autorizam o uso da modalidade de EAD para esta etapa da Educação Infantil. “Sabemos que a Educação Infantil tem uma peculiaridade e devemos respeitar isso.  A vivência de experimentos pelas crianças com mediação dos professores são essenciais e deverá ocorrer quando do retorno das atividades regulares presenciais”, afirma. 

De acordo com dados do Censo Escolar, 145.302 mil crianças estão matriculas na Educação Infantil. Nestes casos a Undime-RN, orienta que as secretarias municipais produzam materiais orientadores às famílias para a realização de atividades interacionais e lúdicas na perspectiva do desenvolvimento e fortalecimento das dimensões afetiva e socioemocional.

A Undime-RN desde o dia 17 de março tem mantido permanente diálogo e articulação com as instituições para colocar o projeto “Educação 360” no ar, que terá vigência por 3 meses, sendo suspenso ou prorrogado por igual período de acordo com a situação epidemiológica do país. A expectativa é de que o conteúdo educacional seja disponibilizado em uma semana. A inciativa deverá beneficiar mais de 850 mil estudantes.

“Agradecemos a sensibilidade do presidente da Assembleia, de toda a TV Assembleia e dos nossos parceiros por encarar esse mais novo desafio. Hoje se concretiza mais uma vez o olhar e preocupação responsável com os nossos estudantes. Iniciativas públicas e privadas dispostas a disponibilizar aos alunos conteúdos neste tempo de pandemia”, reitera o professor Alexandre Soares, presidente da Undime-RN.

Assinaram o termo e estiveram presentes também Getúlio Marques Ferreira, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer; Alexandre Magno de Siqueira Marinho, Sindicato das Escolas Particulares do RN e Sérgio Freire, Procurador Geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

Leia também: Recomendações a respeito do novo Coronavírus (COVID-19) 

Fotos: Assessoria da ALRN


Parceria institucional