Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Clique Escola: aplicativo gratuito do Ministério da Educação permite acesso rápido e descomplicado a dados relevantes

Todas as notícias Categorias

07/12/2023Undime

Clique Escola: aplicativo gratuito do Ministério da Educação permite acesso rápido e descomplicado a dados relevantes

Objetivo é facilitar o acesso a informações educacionais para profissionais da educação e para a sociedade em geral

O aplicativo Clique Escola é uma inciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e está à disposição para ser baixado gratuitamente por meio das lojas de aplicativos para celular. O intuito do aplicativo é facilitar o acesso a informações educacionais para profissionais da educação e para a sociedade em geral. Isso porque, o acesso ágil a informações consistentes é crucial nos dias atuais e desempenha um papel fundamental na tomada de decisões, especialmente no contexto da gestão escolar.

De acordo com a Secretaria de Educação Básica, o Clique Escola permite acesso ágil a dados educacionais específicos de cada escola, incluindo informações como a nota do Ideb, resultados da Prova Brasil, taxas de rendimento, distorção Idade-série, bem como uma variedade de outros dados.

No aplicativo, é possível também acessar informações detalhadas sobre os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas ações integradas, bem como dados sobre a situação das Unidades Executoras (UEx) das escolas, utilizando-se do ícone dados financeiros.

A ferramenta, ainda oferece acesso descomplicado a informações essenciais sobre infraestrutura das escolas, como recursos tecnológicos, acessibilidade, infraestrutura básica e ambientes de aprendizagem, por meio de uma visualização clara e rápida desses dados.

De acordo com a SEB/MEC, outro ponto a ser considerado sobre o aplicativo é que projetos desenvolvidos podem ser divulgados, possibilitando que uma escola em determinado estado sirva de inspiração para outras em diferentes regiões, ao mesmo tempo em que ela mesma possa se inspirar em uma variedade de projetos compartilhados por outras escolas.

O aplicativo oferece, ainda, um ambiente dedicado à aprendizagem colaborativa voltado para Diretores Escolares. Nesse espaço, os diretores podem não apenas trocar informações, mas também compartilhar experiências entre colegas, enriquecendo o aprendizado e a gestão escolar de maneira colaborativa.

Conheça o aplicativo Clique Escola (clique aqui), divulgue para a sua rede e realize o download.

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional