Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Undime participa de debate sobre o Estatuto da Igualdade Racial na Câmara dos Deputados

Todas as notícias Categorias

08/11/2023Undime

Undime participa de debate sobre o Estatuto da Igualdade Racial na Câmara dos Deputados

Evento foi transmitido pelo canal da Casa no YouTube

 

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira, 7 de novembro, a audiência pública “O Estatuto da Igualdade Racial”. O tema faz parte do estudo “Políticas Públicas de Combate ao Racismo e às Desigualdades de Gênero na Construção de um Brasil Justo e Desenvolvido”, do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes).

A Undime participou do debate e foi representada pelo Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA e presidente da Undime/BA; Anderson Passos; pela Dirigente Municipal da Educação de Araraquara/SP, Clélia Mara dos Santos; e pela Dirigente Municipal da Educação de Castro Alves/BA, Fernanda Rodrigues de Brito Carvalho.

O objetivo da audiência foi promover debates sobre financiamento das políticas de promoção da igualdade racial, população quilombola, religiosidade de matriz africana, situação das mulheres negras, participação eleitoral, violência contra a juventude negra, disparidade racial no mercado de trabalho e nos meios de comunicação e vários outros temas de significado social e político.

Durante o encontro, foram debatidos assuntos como o financiamento das políticas de promoção da igualdade racial, da população quilombola e da religiosidade de matriz africana; o combate à violência contra a juventude negra; e a diferença racial no mercado de trabalho.

Para o presidente da Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, Anderson Passos, o trabalho de institucionalização do Estatuto da Igualdade Racial é muito importante. "Essa pauta precisa de uma política pública de Estado, garantida por meio de lei. Precisamos, através da educação, transformar a sociedade que tanto necessita de um olhar mais humano, que os Direitos Humanos prevaleçam”, comentou.

Fonte: Undime, com informações da Câmara.

 


Parceria institucional