Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de encontro Nacional dos Conselhos Municipais da Educação

Todas as notícias Categorias

08/11/2023Undime

Undime participa de encontro Nacional dos Conselhos Municipais da Educação

32ª edição do evento da Uncme acontece de 7 a 10 de novembro, em Nova Petrópolis/RS


A Undime marcou presença, na noite desta terça-feira (7), no XXXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais da Educação. Com o tema “Conselhos da Educação: ressignificados para uma nova década”, o evento é uma realização da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme), em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis/RS, local onde ocorre o evento.

Na ocasião, a presidente da Undime Região Sul, Undime/RS e Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS, Maristela Guasselli, participou da mesa de abertura, representando a diretoria nacional da Undime.

Maristela destacou o privilégio de receber um evento dessa magnitude no Rio Grande do Sul e a necessidade de seguir ampliando verdadeiramente o regime de colaboração em ações concretas: "É nessa construção, colaborativa com órgãos de controle, nas três esferas de governo, que devemos seguir construindo políticas públicas de qualidade social", afirmou.


Entre outras autoridades, o evento contou com a presença do secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC), Maurício Holanda; do presidente da Uncme, Manoel Humberto Gonzaga Lima; da coordenadora estadual da Uncme/RS, Fabiane Bitello; da representante do Ministério Público do Estado, Cristiane Corrales; do presidente da Atricon, Cezar Miola; além dos representantes dos Conselhos Municipais da Educação dos 26 estados e do DF, bem como técnicos e dirigentes municipais de educação de todo o Brasil.


O encontro segue até sexta-feira, 10 de novembro. No dia 8 de novembro, pela manhã, serão realizadas oficinas temáticas sobre Educação Infantil, Educação Integral e Qualidade na Educação Infantil com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. À tarde, serão realizadas quatro mesas: Primeira Infância: panorama estadual e nacional; Educação Infantil: da creche à transição para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Diversidade e Inclusão: desafios para a garantia dos direitos já conquistados; Alfabetização: caminhos para um percurso significativo de aprendizagens.

No dia 9, pela manhã, serão realizadas duas oficinas temáticas, uma sobre "Estrutura e Orientações ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb" e outra sobre "Educação para Surdos" com participação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). À tarde, serão mais quatro debates que vão pautar: Compartilhando experiências: cooperativas escolares; Financiamento e Programas da Educação: perspectivas e caminhos do novo Fundeb; Educação Integral e de Tempo Integral: do dia-a-dia aos atos normativos; Sistema Nacional de Educação: ausências no campo educacional.

A sexta-feira (10) marca o encerramento do encontro. Entre outros pontos, vai pautar, ainda, debates sobre as ações da Uncme, seus caminhos e perspectivas; e os Conselhos da Educação e ressignificados para uma nova década.

Fonte: Undime com informações da Undime/RS
Fotos: Undime/RS


Parceria institucional