Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Encceja: notas dos participantes estão publicadas; aprovados podem solicitar os certificados

Todas as notícias Categorias

11/12/2019Undime

Encceja: notas dos participantes estão publicadas; aprovados podem solicitar os certificados

Quem alcançou a nota mínima exigida nas quatro áreas do conhecimento e na redação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já pode solicitar o certificado do ensino médio ou do ensino fundamental. O participante precisa tirar, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação.

Declaração Parcial de Proficiência – Os resultados estão publicados no sistema Encceja, que podem ser acessados com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha previamente registrada. O participante que atingiu os 100 pontos em uma área do conhecimento, ou em algumas áreas do conhecimento, mas não em todas, pode solicitar a Declaração Parcial de Proficiência.

Com a declaração, o participante tem a oportunidade de se inscrever na próxima edição do exame nas áreas de conhecimento em que não alcançou as notas necessárias. Lembramos que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável por aplicar e corrigir as provas, publicar os resultados e entregá-los para as instituições certificadoras. Para solicitar o certificado ou a declaração, o participante deve procurar a unidade certificadora que indicou no momento da inscrição.

As certificadoras são as secretarias de estado da educação e alguns institutos federais que fizeram adesão ao Encceja.

  • Secretarias estaduais de educação
    Emitem os Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e, também, a Declaração Parcial de Proficiência.

  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
    Também emitem o certificado e a declaração parcial, mas apenas para o ensino médio.

Quem se mudou de cidade ou precisa solicitar o documento em outra localidade poderá procurar alguma das unidades certificadoras. A relação de todas as instituições pode ser consultada no portal do Inep.

Encceja – O Inep é responsável pela aplicação do Encceja, no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. Os resultados do Encceja Exterior e do PPL serão divulgados em breve. As informações serão divulgadas no portal e nas redes do Inep.

Veja o edital com a lista de certificadoras do Encceja 2019

Acesse o Sistema Encceja

Saiba mais sobre o Encceja 

Fonte: Inep/ Foto: Brasil Escola

https://bit.ly/2LLlY8K 


Parceria institucional