Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Fórum da Undime Amapá reúne representantes de todos os municípios do estado e pauta regime de colaboração

Todas as notícias Categorias

14/05/2019Undime

Fórum da Undime Amapá reúne representantes de todos os municípios do estado e pauta regime de colaboração

A partir do tema “O regime de colaboração e os desafios no âmbito das políticas públicas educacionais: garantia de direitos de aprendizagem na educação infantil”, a Undime Amapá promoveu na última quinta (9) e sexta-feira (10) o IV Fórum Estadual Ordinário da Seccional. O evento aconteceu no Centro Sociocultural e Educacional Professor José Figueiredo de Souza-Salvino “A Banda”, em Macapá. Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias de educação dos 16 municípios do Estado participaram das atividades. Profissionais, acadêmicos da área e convidadas também estavam presentes.

O primeiro dia do evento foi marcado pela participação do presidente da Undime, o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, que esteve ao lado da Secretária de Estado da Educação do Amapá, Maria Goreth da Silva e Sousa, e do então presidente da Seccional e Dirigente Municipal de Educação de Porto Grande (AP), José Uilson de Sousa, da mesa redonda que debateu "O Regime de Colaboração na garantia do direito à Educação - acesso, permanência e aprendizagem".

Na ocasião, Alessio ressaltou a importância do trabalho articulado e em regime de colaboração entre Estado e municípios e aproveitou para reforçar o caráter plural e democrático da Undime. Segundo o presidente, a instituição chega aos 33 anos fortalecida e com reconhecimento frente ao Ministério da Educação e institutos e fundações que atuam área da educação. Para Alessio, o maior indicador disso é a quantidade de municípios adimplentes à Undime. "A Undime não é uma instituição a serviço de nenhum partido político, ela tem que ser o ponto de encontro de todos os Dirigentes Municipais de Educação (DME), independentemente dos seus partidos, de acordo com seus princípios da pluralidade, diversidade e democracia", disse ele.

Ao longo do dia os 200 participantes acompanharam palestras bastante focadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os assuntos pautados estavam: o trabalho pedagógico da Educação Infantil; financiamento da Educação Infantil sob a perspectiva dos desafios e cenários para a implementação da Base sob olhar do Plano Nacional de Educação; a implementação dos Currículos municipais e a formação dos professores na escola. O uso do Conviva para uma gestão ampliada também foi assunto da palestra ministrada pela analista de políticas públicas e especialista da plataforma Conviva Educação, Palmira Tolotti.

Na sexta-feira (10), a programação contemplou um momento destinado à Olimpíada de Língua Portuguesa com José Victor Nunes Mariano, mestrando na área de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa e representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A Olimpíada tem como objetivo apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

À tarde, aconteceu o processo eleitoral para escolha da nova diretoria da Undime Amapá para o biênio 2019-2021. Maria Nazaré Sucupira, Dirigente Municipal de Educação de Amapá, foi eleita como presidente da Seccional.

Comemoração

Na quinta-feira (9), a equipe da Seccional preparou uma surpresa ao presidente da Undime, Alessio Costa Lima, para comemorar seu aniversário. Preparam um vídeo com fotos e um bolo para celebrar a data especial.

Fonte: Undime


Parceria institucional