Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Institucional > Undime divulga Agenda dos Cem Primeiros Dias

Todas as notícias Categorias

16/01/2017Undime

Undime divulga Agenda dos Cem Primeiros Dias

A Undime está na terceira edição da Agenda dos Cem Primeiros Dias e do caderno Orientações ao Dirigente Municipal de EducaçãoFundamentos, políticas e práticas. As publicações buscam contribuir com o trabalho do Dirigente Municipal de Educação (DME) para, por meio da educação, reduzir as desigualdades e exclusões sociais e diminuir a dívida social existente. Os documentos entendem que compete ao gestor público assegurar o acesso à educação pública com qualidade social – direito respaldado na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como em documentos internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Um dos pontos principais da Agenda dos Cem Primeiros Dias é a ênfase dada à necessidade de o DME conhecer a legislação, as políticas, as diretrizes, os programas e os projetos implantados pela gestão anterior e/ ou em processo de implementação. Nela, trata-se também da verificação dos convênios e contratos vigentes, além da busca de informações sobre as prestações de contas. Para facilitar esse trabalho, a Undime, em 2016, orientou os DME de todo o país na construção do Memorial de Gestão, disponível na Plataforma Conviva Educação.

Esta edição tem a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Fundação Santillana. Uma versão impressa da Agenda está sendo enviada a todas as secretarias municipais de educação a partir de hoje, 16 de janeiro. Enquanto, não recebe seu exemplar, acesse aqui (https://goo.gl/SHdMKe) o arquivo eletrônico. Junto com a Agenda, o DME também receberá a edição da Revista Educação Municipal – Especial 30 anos e o folheto do Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br) - ambiente virtual totalmente gratuito, desenvolvido pela Undime e parceiros, com o objetivo de apoiar a gestão das secretarias municipais de educação, contribuindo para a aprendizagem dos alunos.

O caderno Orientações ao Dirigente Municipal de EducaçãoFundamentos, políticas e práticas será distribuído nos Fóruns Ordinários das seccionais da Undime.

Clique aqui para acessar a Agenda dos Cem Primeiros Dias


Parceria institucional