Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de reunião técnica com Ministério da Educação sobre formação docente

Todas as notícias Categorias

17/11/2023Undime

Undime participa de reunião técnica com Ministério da Educação sobre formação docente

Na oportunidade, os representantes da Undime destacaram a necessidade da permanente articulação do MEC e suas secretarias na discussão e implementação da formação inicial de professores

 

Representantes da Undime participaram, nesta quinta-feira, 16 de novembro, de reunião técnica com a Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores.

O encontro virtual teve a participação do presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE; da presidente da Undime Paraná, secretária de assuntos jurídicos e Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR, Marcia Baldini; do presidente da Undime São Paulo e Região Sudeste, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; e da coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista.

A reunião teve, ainda, a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Dentre os pontos de pauta estavam a preocupação do Ministério com a formação inicial de professores, dada a complexidade que envolve o tema. Durante o encontro, foram apresentadas perspectivas de aperfeiçoamento na avaliação da educação superior com destaque para avaliação dos estágios, foco nas competências docentes e na prática pedagógica.

Os representantes da Undime destacaram a fragilidade da grande maioria dos cursos de pedagogia, a precarização dos cursos de licenciaturas, a necessidade de se ampliar a qualificação na formação inicial, sobretudo na questão metodológica do ensino de leitura e escrita, matemática, educação especial e avaliação, enfatizando, ainda que os cursos de pós-graduação necesasitam priorizar as demandas da Educação Básica.

Na oportunidade, os representantes da Undime também destacaram a necessidade da permanente articulação do MEC e suas secretarias na discussão e implementação da formação inicial de professores. 

A SEB/MEC falou da necessidade da articulação com Undime e Consed para a construção coletiva de orientações para o êxito do estágio nas redes, enfatizando que o estágio e a docência possam ser repensados na relação redes e instituições formadoras a partir das demandas dos contextos educativos.

Posicionamento

No último 10 de outubro, a Undime publicou um posicionamento intitulado “Valorização dos profissionais da educação, com piso, carreira e formação”, em que aborda a necessidade de se efetivar uma política nacional de valorização dos profissionais da educação, com piso, carreira e formação inicial e continuada. “Isso porque a formação inicial de professores, cuja oferta é de responsabilidade da União, é um tema crucial para a melhoria da qualidade da Educação Básica, afetando diretamente as redes públicas de ensino, principais responsáveis pela contratação de docentes no país”, diz o documento.

A partir do posicionamento, a Undime encaminhou carta ao ministro da Educação Camilo Santana em que destacou o que considera os principais problemas identificados, pela Undime, na formação inicial de professores, tais como:

- aumento significativo do número de concluintes em cursos a distância (EAD). Em 2020, de cada 10 alunos que concluíram os cursos de formação inicial docente no Brasil, 6 estavam na modalidade EAD. Em 2010, eram 3.

- baixa qualidade geral dos cursos de formação inicial de professores, independente da modalidade, fato esse evidenciado nos resultados do Enade 2021, em que a média nacional dos 17 cursos de formação de professores avaliados ficou abaixo de 50, em uma escala de 0 a 100.

- altas taxas de evasão de alunos de Pedagogia e Licenciatura, em particular nas áreas de exatas (Física, Matemática, Química), em que os índices de desistência chegam a 70%, percentual muito superior à média geral do ensino superior.

- ausência de uma política de incentivo para os cursos presenciais de Pedagogia e Licenciatura.

 

Clique aqui e acesse o posicionamento na íntegra.

Fonte: Undime
Foto: Freepik

 


Parceria institucional