Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Vem aí a I Jornada Pedagógica da Undime

Todas as notícias Categorias

18/01/2024Undime

Vem aí a I Jornada Pedagógica da Undime

Evento virtual é gratuito e será realizado por meio da plataforma Conviva Educação, de 22 a 26 de janeiro; quem assistir ao vivo e preencher o formulário de presença, terá o direito de receber declaração de participação


Com o início do calendário letivo de 2024, é preciso planejar e construir ações para o novo ano escolar. No entanto, antes do primeiro dia de aula, as equipes das escolas e redes de educação devem se reunir nas jornadas e/ou semanas pedagógicas. Essas atividades representam momentos de formação em que professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) escolares se juntam para definir estratégias com foco na aprendizagem e desenvolvimento de cada estudante.

De acordo com o presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, se faz extremamente necessário o diálogo com as equipes técnicas, no sentido de levantar questões para nortear a organização dos ciclos pedagógicos de 2024. “Ao mesmo tempo que cuidamos para encerrar bem o ano, já estamos com a missão de planejar 2024, pois sabemos que se trata do momento mais estratégico de planejamento do calendário escolar, que é a semana pedagógica. Nós, Dirigentes Municipais de Educação, temos o desafio de pensar como serão as semanas nas nossas redes e desenvolver atividades que sejam coletivas, de reflexão e de aprofundamento de como se dará o ano letivo e as principais ações que serão desenvolvidas no calendário escolar”, explica.

Para contribuir com esses eventos, a Undime, por meio do Conviva Educação, promoveu em dezembro de 2023, videoconferência com o objetivo de pautar as recomendações para a realização desses momentos com as equipes técnicas e os aspectos que devem ser considerados e que devem compor o planejamento dos docentes nas diferentes unidades escolares.

Para além da preparação, o Conviva promoverá na próxima semana de 22 a 26 de janeiro de 2024 a "Jornada Pedagógica: um olhar para o presente e o futuro", com cinco episódios voltados para a prática pedagógica em sala de aula.

Os eventos têm caráter formativo e durante as videoconferências, que serão realizadas às 15h (horário de Brasília), haverá a participarão de diversos especialistas. As transmissões on-line são gratuitas e não será necessário realizar inscrição para acompanhar. Para assistir, basta acessar https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia nos dias e horário agendados.

Quem participar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação. Mas somente serão emitidas declarações para os participantes que acompanharem a transmissão em tempo real e preencherem corretamente a lista.

Confira abaixo a programação:

Segunda-feira, 22 de janeiro: BNC da formação continuada em sala de aula

Terça-feira, 23 de janeiro: Alfabetização, Letramento e Multiletramentos

Quarta-feira, 24 de janeiro: Educação integral em sala de aula

Quinta-feira, 25 de janeiro: Implementação da Lei Nº 10.639 em sala de aula

Sexta-feira, 26 de janeiro: Conviver na escola: um olhar para a competência socioemocional

Em breve serão divulgados os debatedores de cada capítulo.

Fonte: Undime

 

 


Parceria institucional