Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Fique Atento > Undime divulga relatório de ações executadas em 2022

Todas as notícias Categorias

18/05/2023Undime

Undime divulga relatório de ações executadas em 2022

Documento tem como mote a garantia e o direito de aprender de crianças e adolescentes

 

Apresentar as atividades desenvolvidas ao longo de 2022, ano em que a instituição completou 36 anos, foi o objetivo do relatório anual da Undime, divulgado recentemente. Ao longo de 64 páginas, foi compartilhado parte do que foi realizado e os resultados obtidos, conforme estabelecido no  Planejamento Estratégico da entidade, aprovado para o exercício no biênio 2021/2023.

Respeitando e representando a diversidade do país, primando sempre por princípios e pelo consenso entre os pares, especialmente, quando instada a se posicionar sobre temas relacionados à educação municipal, em 2022, a Undime publicou uma série de posicionamentos públicos sobre assuntos como: financiamento da educação, valorização do magistério, homeschooling, avaliação educacional, entre outros.

Ainda no ano passado, reuniu os membros do seu colegiado ampliado 15 vezes, sendo duas presenciais. O grupo, constituído pelos Dirigentes Municipais de Educação membros da diretoria executiva nacional e presidências das seccionais, tem como função precípua preservar o princípio da unidade institucional, bem como promover a implementação dos objetivos e da visão da instituição.

Em âmbito estadual, as seccionais da Undime nos 26 estados realizaram Fóruns Estaduais Extraordinários. Com caráter formativo e deliberativo, os eventos reuniram os Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias, para momentos de formação, capacitação, trocas de experiências, deliberações e debates sobre políticas educacionais.

“Realizamos incidências políticas junto ao governo federal e ao Congresso Nacional; promovemos Fóruns estaduais e nacional, encontros formativos, videoconferências; publicamos informações e posicionamentos; compartilhamos experiências, tendo como apoio as plataformas: Conviva Educação e Busca Ativa Escolar. Cada passo dado foi sustentado por discussões, consensos e deliberações, primando sempre pelo diálogo aberto. Assim, agradecemos aos Dirigentes Municipais de Educação, membros do Colegiado Ampliado da Undime e do Conselho Nacional de Representantes, bem como às equipes técnicas da Undime e de suas seccionais que foram aguerridos em todas as ações e desafios, seja em âmbito nacional ou estadual, como defensores e interlocutores do direito dos cidadãos a uma educação pública com qualidade e equidade social”, acrescenta o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP.

Para cumprir sua missão de articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação para construir e defender a educação pública, com qualidade social, a Undime realizou seu 9º Fórum Nacional Extraordinário (9º FNEx). O evento aconteceu no período de 16 a 19 de agosto, em Brasília (DF), e reuniu mais 1.300 participantes de todo o Brasil, em torno de palestras e mesas-redondas. Foram abordados, durante os quatros dias de evento, assuntos como desenvolvimento das competências socioemocionais, políticas e programas do governo federal para garantir a qualidade da educação, uso das tecnologias na educação, formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais, entre outros.

Ainda no 9º FNEx, a plenária deliberou sobre a aprovação de alterações estatutárias que reiteravam questões exigidas pelo compliance e, como uma grande conquista, deliberou-se por unanimidade que o Distrito Federal fizesse parte da Undime.

No âmbito da comunicação, levar informações sobre educação pública municipal, políticas, programas e ações, assim como orientar e informar Dirigentes Municipais de Educação, equipes técnicas e todos que fazem parte da área educacional no país, foi uma ação que a Undime realizou, também, por meio das redes sociais. Para tanto, publicou inúmeros conteúdos nos perfis institucionais no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Youtube e no Spotify, com o Podcast “Conta aí, Undime”. Somando, mais de 100 mil seguidores que acompanham, diariamente, as atualizações da Undime, entre gestores, professores, profissionais da educação, comunicadores e demais interessados em educação básica pública.

De acordo com Garcia, todas as ações desempenhadas em 2022 geraram um impacto direto na educação pública municipal nas 5.568 redes municipais de ensino brasileiras. “Mantivemos contato permanente com as seccionais e secretarias de todo o país, tanto para fazer uma escuta apurada sobre as demandas das redes e escolas quanto para levantar informações, a fim de contribuir com o desenvolvimento de programas e políticas públicas”, afirma.

Além disso, o presidente reforça a importância das redes sociais como forma de dar conhecimento das políticas educacionais ao público da instituição. “Nos últimos anos temos observado um crescimento significativo pela busca de informações, e as redes da Undime, tiveram ainda mais abrangência. Esse crescimento se dá pela credibilidade conquistada ao longo dos 36 anos de existência e por nossa constante defesa da educação pública, laica, gratuita com equidade e qualidade social para todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”, finaliza Luiz Miguel.

Clique aqui e acesse o Relatório Anual da Undime.

 

Fonte: Undime


Parceria institucional